21 de abr. de 2010

Catedral de Brasilia

A CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA , mais conhecida como CATEDRAL DE BRASÍLIA, é a catedral metropolitana da cidade de Brasília, capital Federal do Brasil.
CONSTRUÇÃO
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de 70 metros de diâmetro, da qual se elevam 16 colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperbolóide, que pesam 90 toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral. A construção demorou 12 anos e foi inaugurada em 31 de maio de 1970.
DESCRIÇÃO ARQUITETÔNICA
Na grande praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas: Lucas, Mateus, Marcos e João (este separado porque era o preferido de Jesus). São obras do italiano Alfredo Ceschiatti, com auxilio do escultor Dante Croce, executadas em 1968.
O templo tem 40 metros de altura e capacidade para quatro mil pessoas. Sua planta circular situa-se abaixo do nível do terreno e o acesso é feito por uma passagem subterrânea, com piso e paredes laterais pintados de preto. A entrada fica então sob penumbra e contrasta com o interior do templo, que recebe luz natural filtrada por vitrais de Marianne Peretti.
Dezesseis colunas surgem do plano da praça situada ao seu redor e se unem para sustentar a cobertura, formando hipérboles simetricamente opostas. Niemeyer procurou uma forma compacta e límpida, composta por 16 montantes de concreto que, ao invés de se unirem em teto, arco ou ogiva, convergindo para uma abóbada protetora e invertida, se opõem, ao contrário, num gesto violento de tensão, como o de duas mãos estendidas com os dedos abertos num espasmo de súplica.
Todo o conjunto apresenta-se como um volume único, capaz de surgir com a mesma pureza, seja qual for o ângulo de visão, pela planta circular e a estrutura que se lança ao céu em uma série de elementos hiperbólicos.
A concepção dos pilares é especialmente interessante. A seção é toda variável ao longo do comprimento e,
em alguns trechos, com uma geometria particular, que se assemelha á um triângulo vazado.
O interior da Catedral é todo revestido de mármore, somando, no total, 500 toneladas desse material.
INTERIOR
No interior da nave, estão as esculturas de três anjos em duralumínio, suspensas por cabos de aço, no centro da nave. São os anjos da anunciação. As dimensões e peso das esculturas são de 2,22 m de comprimento e 100 kg a menor; 3,40 m de comprimento e 200 kg a média; e 4,25 m de comprimento e 300 kg a maior. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce em 1970.
COBERTURA
A cobertura da nave tem um vitral composto por 16 peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. Cada peça insere-se em triângulos com 10m de base e 30m de altura , composto por 16 gomos de 140 metros quadrados, no total ocupam uma área de 2,200 metros quadrados, somando no total 80 toneladas. Foram
pintados pela artista plástica Marianne Peretti em 1990.
*A Via Sacra é uma obra de Di Cavalcanti.
*Dentro, na lateral está uma réplica da “Pietà”
*Na entrada da catedral encontra-se um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintados por Athos Bulcão.
ALTAR
O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em na Basílica de Aparecida, em São Paulo. No vitral atrás do altar, o desenho de um ovo representa vida; o azul, o útero.
BATISTÉRIO
O batistério em forma ovóide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão. O teto do batistério tem a forma do pão e a base é o cálice do vinho.
CAMPANÁRIO
O campanário construído em concreto, composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico
*Envolvendo a nave circular encontra-se um espelho d’ água
Fontes:
Wikipédia.pt.com
Fotos: Wikimédia, travel-imagens.com, brazilia.jor.br
Formatação e pesquisa:HRubiales

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES