1 de set. de 2008

A HISTÓRIA DO TEMPO - Hawking




"Uma Breve História do Tempo", o livro publicado por Hawking em 1988, logo se transformou em um sucesso de vendas e levou muitas pessoas a se interessar pela origem do universo, um assunto reservado praticamente até então aos cientistas.
Segundo Hawking, "tanto o tempo quanto o espaço são finitos em extensão, mas não têm nenhum limite ou borda". A teoria deste cientista diz que após o Big Bang - explosão que teria iniciado o universo -, foram criados pequenos buracos negros, com um grande poder de gravitação.
Depois, quando as estrelas diminuem de tamanho ao morrer, sua atração gravitacional aumenta e os cones luminosos de sua superfície se curvam para o centro. O crescente campo gravitacional da estrela os atrai cada vez mais, até que não podem escapar, e com isso se apagam e criam um buraco negro. Ou seja, a luz pode entrar, mas não pode sair.
Em 1994, o telescópio espacial Hubble, que circunda a Terra, proporcionou provas da existência de um buraco negro no centro da galáxia conhecida como M87.
Pelo menos outras três galáxias contam com grandes buracos negros, segundo os dados obtidos pelo Hubble.
A existência destes buracos traz uma infinidade de perguntas difíceis de responder. Entre elas a possibilidade, pelo menos teórica, que "traguem" objetos próximos, entre os quais poderia estar nosso sistema e, dentro deste, o planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES