7 de nov. de 2008

OBAMA ADMITE DIFICULDADES PARA ENFRENTAR A CRISE


'Não vai ser fácil sair do buraco', afirma Obama
Barack Obama conversou por 19 minutos com jornalistas nesta sexta (7).
Presidente eleito deu primeira entrevista após eleições de 4 de novembro.
Do G1, em São Paulo

Com cerca de vinte minutos de atraso, Barack Obama começou a sua primeira entrevista coletiva às 17h52 (de Brasília) nesta sexta-feira (7) como presidente eleito dos Estados Unidos e admitiu que vai ser 'difícil' sair da crise econômica que atingiu o país e o mundo.
O democrata conversou com jornalistas por 19 minutos após se reunir com sua equipe de transição na manhã desta sexta-feira, em Chicago.
Obama afirmou que está preocupado principalmente com os efeitos da classe média e prometeu ajudar a indústria automobilística americana diante da forte erosão da demanda para as três principais montadoras do país.

"Não vai ser fácil sair do buraco", disse ele. "Mas temos um presidente e sei que algo precisa ser feito logo. Se não for feito, será a primeira coisa que farei como presidente dos Estados Unidos", completou ele, se referindo a um pacote de medidas econômicas em vista.

"A crise é global e requer uma resposta global", lembrou Obama, que deu a entrevista tendo às suas costas sua equipe de transição e o futuro chefe de gabinete, Rahm Emanuel.

Obama também comentou sobre o fato de o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ter enviado uma mensagem para ele por ter sido eleito novo presidente dos EUA.

"Me permita repetir o que disse na campanha. O desenvolvimento de armas nucleares pelo Irã é inaceitável e temos que criar um esforço internacional para impedir que isto aconteça. O apoio do Irã a grupos terroristas tem que acabar. Mas vou ler a carta dele e responder adequadamente", afirmou. "Mas quero lembrar que só temos um presidente de cada vez. Eu não sou presidente e não serei até o dia 20 de janeiro."

Como previsto, Obama não anunciou nenhum outro nome que formará o seu governo a partir de 20 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES