por Texto Juan Torres
A norma seguida pelas companhias aéreas se baseia na tese de que as ondas eletromagnéticas emitidas pelo celular podem interferir nos instrumentos do avião. “Uma imprecisão pode comprometer o pouso e até mesmo tirar o avião da pista”, adverte Jefferson Lucena, gerente de manutenção aeronáutica da Anac.
É uma hipótese remota e nunca comprovada. Se celular realmente derrubasse avião, não deixariam você embarcar com o seu – por segurança, proíbe-se até xampu a bordo. O que dá margem a outras teorias. Vários funcionários de companhias aéreas garantem que o objetivo real da norma é manter passageiros e gadgets sob controle nos momentos mais críticos do vôo, pouso e decolagem.
Um lobby forte pró-silêncio a bordo vem das próprias operadoras. Explica-se: se alguém fizesse uma ligação a 11 mil metros de altitude e 1.000 km/h, o sinal passearia por dezenas de torres de transmissão. A implementação desse sistema forçaria a revisão de vários acordos nacionais e internacionais de roaming, um trabalhão que as operadoras aparentemente preferem evitar, favorecendo a manutenção da contestada regra atual. Há também uma explicação bem prática: falta de interesse. Um levantamento do instituto de pesquisa Forrester indica que apenas 16% dos americanos querem usar celulares a bordo; aliás, 55% são contra. Nem que seja por educação, melhor obedecer a aeromoça.
Apertem os cintos
Regras de segurança que fazem mais sentido
Cabines à meia-luz
Numa emergência, as luzes se apagam para evidenciar os indicadores luminosos e as saídas. Mantê-las assim é uma precaução: a visão do passageiro fica acostumada ao escuro, podendo localizar as saídas mais rapidamente.
Primeiro em você
Por mais cruel que pareça, quando as máscaras de despressurização caem, é melhor mesmo colocar uma em você e só então na criança que estiver ao lado. Isso evita que você perca os sentidos e não consiga salvar nenhum dos dois.
Posição vertical
Durante uma desaceleração brusca, o corpo é projetado para a frente. A poltrona na vertical reduz o impacto sobre a coluna. Além disso, poltronas inclinadas dificultam a posição recomendada durante um pouso de emergência e a evacuação eficiente do avião.
Proibido fumar
A nicotina entope os filtros do ar-condicionado e pode prejudicar o sistema de pressurização. Fora os riscos de incêndio, como o ocorrido com um avião da Varig, em 1973: tudo indica que a culpa tenha sido de um cigarro jogado no banheiro.
Fonte
http://super.abril.com.br/tecnologia/nao-se-pode-usar-celular-dentro-aviao-447762.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super
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