26 de jan. de 2010

Brasil também vai vacinar crianças e adultos saudáveis além de grupos de risco



A campanha será dividida em quatro etapas, simultâneas em todo o país. Na primeira etapa, entre os dias 8 e 19 de março, serão vacinados todos os trabalhadores de saúde dos setores público e privado e toda a população indígena; na segunda etapa, entre os dias 22 de março e 2 de abril, será dada a primeira meia-dose de vacinas para as crianças, e serão vacinadas grávidas em qualquer fase da gestação e a população com doenças crônicas, como obesidade grau 3, doenças respiratórias, cardíacas, hepáticas, renais e indivíduos imuno-deprimidos, execeto idosos; na terceira etapa, entre os dias 5 e 23 de abril, será a vez dos adultos saudáveis com idade entre 20 e 29 anos e grávidas que não tenham sido vacinadas na segunda etapa; na quarta etapa, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, serão vacinados pessoas com mais de 60 anos que tenham doenças crônicas e também grávidas. Os idosos com doenças crônicas serão vacinados durante a campanha de vacinação da gripe comum.
No total, o governo espera em 2010 vacinar 62 milhões de pessoas contra a gripe A(H1N1), além de vacinar 19 milhões de idosos contra a gripe sazonal. "Nenhum país está propondo vacinas toda a população", afirmou Temporão. "Há um critério de prioridade, que é um critério de vulnerabilidade, por trás desse critério." Para o ministro, não faz sentido vacinar uma faixa da população que não tenha sido fortemente atingida pela primeira onda do vírus da gripe suína. "Em vez de falar de quem ficou de fora, nós temos a garantia de que todos dos grupos mais vulneráveis estão dentro", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna. Segundo informações do ministério da Saúde, o Brasil possuiu 83 milhões de doses da vacina, que custaram cerca de 1 bilhão de reais.

Outras ações do ministério da Saúde incluem a ampliar a rede de unidades de diagnóstico de sete para 14 e novas aquisições de medicamentos. Segundo Temporão, o Brasil comprou mais 6,4 milhões de doses do antiviral Tamivir, 3 milhões da versão infantil do medicamento, 200 mil doses de Zanamivir, para casos de resistência ao Tamivir, 2,1 milhões de Tamivir encapsulados para a rede de labaoratórios públicos, e quatro tronelados de matéria-prima, suficiente para a produção de 4 milhões de tratamentos. Somados aos medica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES