8 de jan. de 2010

Fazer sexo traz vários benefícios à saúde, confirma estudo


(Foto: Getty Images)

Pesquisadores americanos estão chamando a atenção para os benefícios das relações sexuais para a saúde. Segundo um estudo que será publicado no Journal of Sexual Medicine, nos Estados Unidos, pessoas que praticam com frequência a atividade vivem mais, são menos propensas a terem doenças cardíacas e correm menos risco de desenvolver câncer. O levantamento também afirma que mulheres com vida sexual ativa sentem menos os efeitos da menopausa.

O médico Irwin Goldstein, editor-chefe da publicação, afirma que, quando as pessoas descobrem os benefícios físicos do sexo, pensam: "Meu Deus! A atividade sexual é a coisa mais importante a se fazer. Os seres humanos foram realmente feitos para isso". Goldstein também é diretor de medicina sexual do Hospital Alvarado, em San Diego, California.

O artigo, que analisa uma década de estudos sobre sexo e saúde, foi produzido pelo pesquisador Stuart Brody, que concluiu que a atividade traz uma série de benefícios. "A evolução recompensa comportamentos que aumentam as possibilidades da propagação de um gene com sucesso, ou seja, o ato da reprodução", explicou o cientista.

A pesquisadora Beverly Whipple, autora do artigo Os benefícios para a saúde da expressão sexual, publicado em 2003, completa o apontamento de Brody dizendo que todos os tipos de atos sexuais estão associados a uma vida mais saudável. A cientista ressaltou, entretanto, que é difícil analisar se o sexo torna as pessoas mais dispostas ou se pessoas mais dispostas fazem mais sexo. "É a mesma situação do ovo e da galinha", disse a cientista, que também atua como professora emérita de psicologia na Rutgers University, em New Jersey, nos EUA. Confira, abaixo, uma lista de benefícios que o sexo pode trazer para a saúde, segundo uma série de estudos realizados na Grã-Bretanha, Suécia, Estados Unidos, França, Alemanha e Nigéria:

- Vida mais longa
- Menor risco de doenças cardíacas
- Boa pressão arterial
- Menos chances de desenvolver câncer de mama
- Alívio de dores
- Controle de peso
- Melhores níveis de testosterona
- Diminuição dos efeitos desagradáveis da menopausa
- Espermatozóides saudáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES