31 de jul. de 2009

FESTA DO PEÃO EM BARRETOS

Joel Silva/Folha Imagem

Barretos, a capital country do Brasil, abriga a maior e mais tradicional festa do peão da América Latina
Arte UOL
Situado a 424 km de São Paulo, Barretos é um dos municípios mais ricos do Estado. A cidade, fundada por bandeirantes na metade do século XIX, já foi conhecida como a Capital do Gado e hoje é um dos principais pólos da indústria agropecuária paulista. Não é à toa que é sede da maior festa de rodeio da América Latina.

Porém, engana-se quem pensa que a única razão para visitar Barretos é a famosa Festa do Peão de Boiadeiro. É bem verdade que durante o mês de agosto, quando acontece o evento, a cidade torna-se mais atraente, deixando a tranqüilidade característica de lado para se transformar em uma disputada capital do country. Mas nos outros meses do ano, o município paulista oferece boas atrações históricas e culturais.

O dia-a-dia em Barretos é calmo e o ar pacato de cidade do interior prospera até nas avenidas mais movimentadas. Para conhecer os principais pontos turísticos, quase todos localizados próximos à Praça Francisco Barretos, basta um bom par de tênis no pé e coragem pra enfrentar o sol e o calor. Mesmo no inverno, a cidade tem dias bem quentes. A pedida para se refrescar entre uma atração e outra é parar em uma das inúmeras sorveterias espalhadas pela cidade.

Após passear pelo centro, a parada obrigatória é o Parque do Peão. É por lá que se pode ter uma idéia da grandiosidade do evento que atrai milhares de pessoas para Barretos no mês de agosto. Os visitantes têm acesso a todas as áreas e, apesar de grande parte dos espaços ficarem fechados na maior parte do ano, vale a pena dar uma olhada na rica infra-estrutura do local.

É inevitável entrar no clima country de Barretos --até as cabines de telefone público têm forma de chapéu de cowboy!--, mas isso não é algo negativo. Para aproveitar a cidade, basta se deixar levar pela cultura sertaneja e descobrir as surpresas que ela oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES