31 de jul. de 2009

JUSTIÇA LIBERA A CIRCULAÇÃO DE FRETADOS EM SÃO PAULO

Decisão foi da juíza da 9ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.

Para ela, restrição sem 'prévio planejamento' ocasionou transtornos.

Do G1, em São Paulo


A Justiça de São Paulo liberou nesta sexta-feira (31) a circulação dos ônibus fretados em toda a capital. A ação cautelar proposta pelo Sindicado das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento e para Turismo de São Paulo foi deferida pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Por se tratar de uma liminar, a decisão da juíza tem caráter provisório.


Em seu despacho, ela alega que as regras da Prefeitura para a circulação dos fretados “apresentam vício formal, pois foram veiculadas mediante portaria, ato administrativo, que não pode inovar no ordenamento jurídico, não pode substituir a lei, visto que seu objetivo é explicitar a lei para sua fiel execução”.


Além disso, a juíza considerou que não houve um “prévio planejamento dos locais adequados para a circulação dos ônibus e pontos de embarque e desembarque”. Como conseqüência, “a restrição, como foi amplamente noticiado pela imprensa, ocasionou inúmeros transtornos não só aos usuários dos fretados, mas também à população que foi afetada pela ineficiência do Poder Público”.

Em sua decisão, a juíza considera ainda que a Prefeitura “extrapolou os limites de sua competência regulatória, em total afronta à segurança jurídica, uma vez que esgotou toda a matéria que deveria ser objeto de lei e afastou o debate democrático sobre tema tão relevante para a população”. A Prefeitura anunciou que vai recorrer da decisão da Justiça.

Antes da divulgação do despacho da Justiça, usuários e representantes de empresas de fretados fizeram manifestações e bloquearam as avenidas Ricardo Jafet, na Zona Sul de São Paulo, e Tiradentes, na região central no final da tarde desta sexta-feira. Policiais militares precisaram intervir para liberar as pistas para o trânsito de veículos.

Nas segunda (27) e terça-feiras (28), os manifestantes já tinham fechado grandes avenidas como a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes. Na quarta-feira (29), o secretário municipal dos Transportes, Alexandre Moraes, anunciou a liberação da circulação dos fretados na Avenida Luís Carlos Berrini, na Zona Sul.

Inquérito civil

Nesta quinta-feira (30), a promotora de Habitação e Urbanismo, Cláudia Maria Beré, determinou abertura de inquérito civil para apurar irregularidades na portaria 58/09 da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, que restringe a circulação de fretados na cidade, segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público de São Paulo.

Ela considera que as medidas prejudicam milhares de pessoas que se utilizam desse meio de transporte, além de sobrecarregar o sistema de transporte público. Pela portaria n° 80/09, expedida pela promotora, a Prefeitura de São Paulo tem 10 dias para prestar os esclarecimentos solicitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES