29 de jul. de 2009

USP,UNICAMP E UNESP ADIAM INÍCIO DAS AULAS POR CAUSA DA NOVA GRIPE


Aulas serão retomadas no dia 17 de agosto.
Escolas públicas também prorrogaram o fim das férias.
Do G1, em São Paulo
A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram adiar o início das aulas do segundo semestre para o dia 17 de agosto por causa da nova gripe. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28).
Medida semelhante foi tomada para os 5,3 milhões de alunos de ensino fundamental e médio da rede estadual, que também voltarão às aulas somente em 17 de agosto. Segundo o secretário Paulo Renato de Souza, cerca de 20% das escolas estaduais tinham retomado as atividades na semana passada e nesta segunda-feira (27). No entanto, ele determinou que as aulas fossem suspensas.
A decisão vale também para os professores da rede estadual de ensino. “É o recesso escolar. A direção e a secretaria precisam estar funcionando, mas os professores não precisam comparecer nas escolas neste período", disse o secretário.

A Prefeitura de São Paulo também decidiu nesta terça acatar a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e adiar o retorno às aulas na rede municipal para o dia 17 de agosto. De acordo com nota divulgada pela prefeitura, as creches - que são chamadas de Centros de Educação Infantil (CEIs) -, que não têm recesso em julho, continuarão abertos até sexta-feira (31) para atendimento aos pais. As aulas serão suspensas na segunda-feira (3).

As atividades externas dos CEUs serão mantidas, mas salas de aula e teatros permanecerão fechados. Os funcionários administrativos e professores também entram em recesso em toda a rede municipal.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP) fez a mesma recomendação nesta terça para que as escolas particulares adiem a volta às aulas até o dia 17 de agosto.

A mudança no cronograma de aulas segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Em nota, a Unicamp afirma que "a recomendação [da secretaria] visa reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo e é válida para todos os estabelecimentos da rede pública de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior."
Calendário da USP será reformulado

A USP informou em nota que o adiamento do início das aulas vale para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os calendários escolares deverão ser reformulados posteriormente.
No entanto, as aulas de reposição nos cursos mais atingidos pela greve de funcionários e professores da USP, que durou quase dois meses e terminou no fim de junho, serão realizadas conforme o programado.
A universidade anunciou também o cancelamento da quarta edição da Feira de Profissões, que seria realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Memorial da América Latina.
Rio de Janeiro
A Secretaria municipal de Educação do Rio de Janeiro informou que a nova gripe não alterou a data do retorno das férias das escolas da rede pública. As aulas serão reiniciadas no dia 3 de agosto, conforme prevê o Calendário Escolar de 2009
A Secretaria informou também que as escolas voltarão a monitorar a frequencia dos alunos às aulas para identificar possíveis casos suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES