15 de mar. de 2011

Glossário Usinas nucleares

Glossário

Usinas nucleares

Derretimento: Dano grave ao núcleo do reator nuclear, causado por superaquecimento. O derretimento do núcleo ocorre quando uma falha severa do sistema de refrigeração impede o resfriamento apropriado do núcleo do reator. Sem refrigeração, as varetas de combustível nuclear esquentam até derreter. A situação é considerada grave porque há risco de vazamento do material radioativo (o combustível nuclear). Além disso, o derretimento faz com que o núcleo do reator fique instável.
Reator nuclear: Local onde acontece a reação nuclear em cadeia. Existem vários tipos de reatores. O mais utilizado é o reator de água comum a pressão. É o tipo presente nas usinas de Angra I e II, no Rio de Janeiro, e nas usinas japonesas.
Reator de água a pressão: Reator refrigerado por água a uma pressão altíssima - para impedir a ebulição do líquido. O calor é conduzido a um gerador de vapor de água. Esse vapor produzido indiretamente gira uma turbina que gera a eletricidade.
Blindagem: Estrutura que reveste o núcleo do reator. É construído com paredes de concreto reforçado e liga de aço. Evita que a radiação escape.
Compartimento: Recipiente que contém o núcleo de um reator nuclear, a blindagem, o refletor de radiação, a água radioativa, parte da refrigeração e outros componentes.
Contenção: Estrutura de concreto que envolve o reator nuclear. É uma medida de segurança para impedir que uma explosão libere radiação no meio ambiente.
Varetas de combustível: Estrutura cilíndrica que contém o combustível nuclear (normalmente urânio), disposto em pastilhas. Fica dentro da blindagem. É a primeira barreira a impedir o escape do material radioativo.
Revestimento do combustível: Cobertura que contém as varetas de combustível. É um recipiente hermético que abriga o combustível nuclear. Impede a saída dos produtos da fissão nuclear e garante a resistência mecânica que assegura a integridade do combustível. Fica dentro do compartimento.
Circuito de refrigeração externo: É o circuito de água que parte de uma fonte natural (rio, represa, lago, mar) para condensar o vapor de água depois que ele movimenta a turbina (semelhante às usinas termoelétricas de carvão e gás). Esta água nunca entra em contato com o combustível nuclear e volta ao rio, represa ou mar, a uma temperatura ligeiramente superior à inicial.
Circuito primário de refrigeração: Sistema fechado em que circula o fluido de refrigeração (composto em grande parte por água) de um reator nuclear. É o circuito que está em contato direto com as varetas de combustível, extraindo o calor gerado no núcleo pela reação nuclear.
Circuito secundário de refrigeração: Sistema fechado por onde circula água que extrai o calor do sistema primário, sem se misturar com ele, para se transformar em vapor e incidir sobre a turbina e produzir eletricidade. O intercâmbio de calor entre os circuitos acontece no gerador de vapor, de modo que a água que gira a turbina nunca está em contato direto com o combustível.
Fissão nuclear: Reação nuclear que consiste na ruptura do núcleo pesado de um átomo (geralmente de urânio) em dois átomos menores. Essa ruptura é responsável pela emissão de energia que esquenta a água do sistema de refrigeração, utilizada para gerar o vapor que gira uma turbina, produzindo eletricidade. É o processo que acontece nas usinas nucleares.
Fonte: El País / Comissão Nacional de Energia Nuclear / Eletronuclear

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES