Uma das imagens que homens e mulheres tiveram de julgar se era bonita ou feia (Foto: Divulgação)
Aproveitando a época de carnaval, por exemplo,ao observar os desfiles das escolas de samba, tanto homens como mulheres podem achar aquilo tudo muito bonito. Mas a forma como os dois sexos chegam a essa conclusào, do ponto de vista dos circuitos cerebrais, é muito diferente.
Pesquisadores liderados por Francisco Ayala, da Universidade da Califórnia em Irvine, mediram campos magnéticos do cérebro de 20 voluntários (10 de cada sexo), enquanto eles eram expostos a uma série de imagens. A tarefa dos participantes era meramente observar e decidir quais das imagens eram bonitas.
Ao analisar os resultados, os cientistas encontraram uma surpresa: enquanto as mulheres usavam os dois hemisférios do cérebro para fazer esse julgamento, os homens usavam apenas o hemisfério direito.
A atividade cerebral era mais intensa no lobo parietal e atingia o seu pico de 300 a 900 milissegundos após a exibição da imagem. O atraso, segundo os cientistas, sugere que a atividade está relacionada à avaliação da imagem, em vez da percepção imediata.
Os resultados estão na última edição do periódico da Academia Nacional de Ciências dos EUA, "PNAS".
G1 S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário