26 de fev. de 2009
O LADO MUSICAL DE BARACK OBAMA
O presidente dos EUA, Barack Obama, e sua mulher, Michelle, homenagearam Stevie Wonder na quarta-feira com um troféu e uma apresentação na Casa Branca, dizendo que a música do cantor legendário da Motown ajudou a uni-los.
O cantor soul várias vezes premiado com o Grammy recebeu o segundo prêmio anual Gershwin da Canção Popular, dado pela Biblioteca do Congresso, num evento na Casa Branca em reconhecimento à influência de sua música sobre a cultura e sua capacidade de unir pessoas.
O fato de que Stevie Wonder receberia o prêmio foi divulgado em setembro de 2008.
"Homenageamos um homem por cujas músicas e letras eu me apaixonei quando era garotinha", disse Michelle Obama. "O primeiro álbum que comprei na vida foi 'Talking Book', de Stevie Wonder", disse.
"Anos mais tarde, descobri o que Stevie queria dizer quando cantava o amor. Barack e eu escolhemos a canção 'You and I' para nosso casamento", disse ela.
O presidente também chamou a atenção para a influência de Stevie Wonder em sua vida, elogiando o apelo universal de sua música.
"Acho que é justo dizer que, se eu não fosse fã de Stevie Wonder, Michelle talvez não tivesse namorado comigo", disse.
"E não sou só eu", acrescentou Obama. "Milhões de pessoas em todo o mundo encontram conforto e alegria na música de Stevie e sua capacidade única de encontrar esperança na luta e humanidade de nossas dificuldades comuns."
Os convidados e artistas que se apresentaram no concerto incluíram a cantora soul India Arie, a cantora country Martina McBride, o artista de hip-hop will.i.am e o duo gospel Mary Mary. Segundo Obama, eles refletem o estilo musical do próprio Stevie Wonder, que abrange vários gêneros.
"Ele criou um estilo que é singularmente americano, singularmente próprio mas também, de alguma maneira, universal", disse o presidente.
Stevie Wonder, que é partidário de Obama, é politicamente ativo há anos, tendo em 1983 defendido a transformação do Dia de Martin Luther King em feriado nacional.
No concerto, Wonder disse que a eleição de Obama o fez acreditar que seus filhos poderão "viver o sonho do qual o Dr. King falou, tantos anos atrás".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário