24 de fev. de 2009
NÃO EXAGERE PARA NÃO ESTRAGAR A FOLIA!
Seu coração sente os exageros no carnaval
A combinação de bebidas alcoólicas e remédios é terrível, preserve-se
O verão continua com força total e, com ele, os convites para as festas e badalações, principalmente durante a maratona de carnaval. Mas, as ameaças que chegam junto dos exageros que acompanham a estação podem trazer diversos riscos para saúde do coração.
Segundo o cardiologista Daniel Lages Dias, presidente da Regional Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP, o consumo exagerado de álcool pode causar alterações na pressão arterial e nos níveis de diabetes. Também predispõe a arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial, com sintomas de palpitação, coração acelerado e batimentos irregulares, o que aumenta os riscos de embolias, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo de infarto.
"Outro problema comum nessa época é o paciente parar de tomar o remédio porque vai beber. Trata-se de um grande erro, pois os riscos aumentam. É preciso beber com moderação e não parar com a medicação sem orientação médica", adverte o dr. Daniel.
Antonio Mendes Neto, presidente da regional Santos da SOCESP, alerta que 30 mL de álcool são suficientes para elevar a pressão no homem, o que corresponde a cerca de duas latinhas de cerveja. Metade desta medida, ou um cálice de vinho, é suficiente para provocar alterações na mulher. Portanto, não ultrapasse esses limites.
A moderação também é importante na alimentação. Os abusos interferem diretamente na pressão arterial, diabetes e também no controle do colesterol. Dê sempre preferência para frutas, verduras, legumes e tome muito líquido.
"É possível curtir o calor cuidando da boa alimentação com pratos mais leves e naturais, sem fugir do clima da época", afirma o dr. Daniel.
O período, aliás, também é propício para deixar o sedentarismo de lado e realizar atividades físicas. Aproveitar a praia para uma caminhada, andar de bicicleta ou mesmo nadar são atividades que fazem bem para o corpo e para a mente. Tudo isso, é claro, sem exageros.
"Muitas pessoas, mesmo não estando condicionadas, praticam atividades intensas. A má condição e o calor podem ser prejudiciais e causar eventos cardiológicos agudos", alerta o dr. Antonio.
Então, atenção: prepare pratos mais leves, controle a ingestão de álcool, descanse e faça atividades de acordo com a sua condição física. Curta de forma consciente e segura, pois cuidar da saúde do coração é primordial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário