31 de dez. de 2010

Sugestões médicas para o Ano Novo

PhotobucketMédico dá sugestões de 'resoluções de Ano Novo' para melhorar a saúde
Parar de fumar, comer mais verduras e fazer check-up estão na lista.
Pesquisas também ressaltam importância da vida social para a saúde.


A virada do ano é momento pródigo em promessas de mudanças, muitas não cumpridas no decorrer do ano seguinte. Aqui vai nossa contribuição para a lista de hoje à noite -- algumas coisas que você pode fazer pela sua saúde no próximo ano e idealmente manter adiante.

Leia mais Saúde em foco

Parar de fumar: infelizmente os fumantes devem tentar parar. Sabemos as dificuldades que envolvem essa decisão e que muitos podem não atingir o objetivo, mas é de longe a melhor proposta para a saúde em 2009.

Passar a comer cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Parece simples e pouco, mas a maioria da população ocidental ainda não consome regularmente esses alimentos.

Fazer exercícios: correndo risco de parecermos repetitivos essa é uma decisão que pode ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer.

Fazer exames preventivos. Não se trata de listas de exames padronizados e universais. Os exames de check-up devem ser personalizados. Muitos testes serão comuns a muitas pessoas porém a prescrição deve ser feita a partir do conhecimento do médico da história pessoal do paciente e seus hábitos de vida.

Invista em uma vida social que permita a criação de uma rede de relacionamentos que possa ajudá-lo a passar pelos momentos de estresse da vida. Pesquisas já mostraram que as pessoas que mantém uma vida social diminuem seu risco de mortalidade por várias causas.

Mesmo que você não consiga cumprir todas as promessas que fizer antes dos primeiros segundos de 2009 pode contar com o Saúde em Foco trazendo informações e dicas de saúde em 2009. Um Ano Novo cheio de paz e alegrias a todos.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES