13 de dez. de 2010

Arqueólogos chineses encontram sopa de 2,4 mil anos

Uma equipe de arqueólogos chineses encontrou uma sopa de 2,4 mil anos no interior de um recipiente de bronze encontrado em um túmulo da primeira capital da civilização chinesa, Xian, no noroeste do país.

China Daily/Reprodução
China Daily/Reprodução
Pesquisador mostra vestígios de sopa de 2,4 mil anos
O jornal oficial China Daily divulgou nesta segunda-feira a descoberta do Instituto Arqueológico da província de Shaanxi, cuja equipe descobriu a sopa no interior de um túmulo do período dos Reinos Combatentes (475-221 a.C.), no lugar onde está sendo construída a segunda fase do aeroporto de Xianyang.
"É a primeira vez que os arqueólogos chineses desenterram um recipiente com uma sopa de ossos em seu interior", assinalou o arqueólogo chefe da jazida, Liu Daiyun.
Liu explicou que no total foram encontrados três recipientes. O que continha a sopa de ossos de animal tinha três patas, enquanto o outro continha um líquido sem cheiro que pode ser um tipo de vinho antigo.
Os cientistas examinarão o conteúdo para determinar a que tipo de animal pertencem os ossos e a composição do líquido.
Em outro túmulo, a equipe descobriu recipientes similares, mas quebrados e com restos de costelas de vaca.
Segundo o estilo dos túmulos e os artefatos descobertos em seu interior, os arqueólogos acreditam que foram construídos durante o reinado Qin, pertencente ao período dos Reinos Combatentes.
A equipe também chegou a conclusão que o ocupante do túmulo era um alto funcionário ou um parente do rei, já que se encontra localizada a cerca de 300 metros do mausoléu real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES