18 de fev. de 2009
CUIDADOS COM OS OLHOS NO CARNAVAL
(BR Press) - Aglomerações em salões fechados e quentes, suor, maquiagem vencida ou de baixa qualidade durante o Carnaval formam ambientes ideais para a proliferação de vírus que causam conjuntivite, desenvolvimento de processos alérgicos e para quem usa lente de contato a inflamação da córnea (ceratite).
De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, é neste período que se concentra o maior número de contaminações oculares que são agravadas pelo contato direto entre as pessoas. Significa que no salão até homens sem um único vestígio de maquiagem podem contaminar os olhos. Mas são as crianças e mulheres que acabam funcionando como veículos de contágio.
A principal recomendação do médico para evitar o contágio é lavar as mãos diversas vezes e não levá-las aos olhos.
Pequenos
Segundo o especialista, maquiagens são produtos químicos que se tornam verdadeiros venenos entre crianças. Isso porque, explica, como não estão habituadas ao uso, esfregam os olhos com as mãos e acabam contraindo alergia ocular por causa da penetração dos produtos nos olhos, ou conjuntivite que é desencadeada através das mãos.
Os sintomas da alergia são: coceira, olhos vermelhos e lacrimejamento. A conjuntivite viral se caracteriza pelo inchaço das pálpebras, lacrimejamento viscoso, fotofobia (aversão à luz), olhos vermelhos e coceira. Ao primeiro desconforto a recomendação do médico é lavar os olhos abundantemente com água e procurar um oftalmologista se os sintomas persistirem.
Por conta do descuido das crianças, ele diz que até as maquiagens indicadas para uso infantil apresentam risco. O ideal, ressalta, é evitar nos pequenos qualquer produto na área dos olhos.
Make e lentes
Para mulheres, a recomendação é usar maquiagem testada dermatologicamente, além de evitar o compartilhamento com amigas e produtos vencidos que provocam 15% das alergias, contaminações da córnea e conjuntivite entre brasileiras, conforme um estudo conduzido por Queiroz Neto.
As lentes de contato devem ser colocadas sempre antes de iniciar a maquiagem e depois da aplicação de spray no cabelo. O médico afirma que as noites em claro diminuem a produção da lágrima e nos salões lotados de brincalhões a oxigenação é menor o que aumenta a fricção da lente sobre a córnea e causa irritações. Em caso de desconforto recomenda retirar a lente de contato, lavar os olhos com água e procurar um oftalmologista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário