20 de fev. de 2008

HASTA LA VISTA comandante


Por Anthony Boadle
HAVANA (Reuters) - Fidel Castro desempenhará os papéis de ideólogo comunista e de velho estadista de Cuba após ter aberto mão do controle sobre o país pela primeira vez desde a revolução de 1959.
Fidel, 81, atualmente adoentado, anunciou na terça-feira que não tentaria obter um novo mandato como presidente ou como chefe das Forças Armadas de Cuba quando a Assembléia Nacional do país se reunir no domingo.
O revolucionário não continuará exercendo funções oficiais, mas permanecerá no posto de primeiro-secretário do Partido Comunista e não deixará de escrever artigos sobre questões internas e internacionais, fatos esses indicativos de que não há uma mudança drástica em vista em um dos últimos países comunistas do mundo.
"Continuaremos esperando pelas 'Reflexões do companheiro Fidel', que nos fornecem um poderoso arsenal de idéias e orientações", afirmou na quarta-feira o jornal Granma, a publicação oficial do Partido Comunista (que comanda Cuba).
A aposentadoria dele após quase meio século no poder abriu as portas a uma transferência controlada de poder para Raúl, o irmão dele que vem administrando Cuba no cargo de presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES