20 de fev. de 2008

SATÉLITE ESPIÃO deverá ser derrubado


Washington, 20 fev (EFE).- O mau tempo que impera no Pacífico Norte pode obrigar a interrupção da operação para derrubada do satélite espião com defeito que há várias semanas se precipita em direção à Terra, conforme divulgou o Pentágono.
A operação, prevista para hoje, consiste em disparar em direção ao satélite um míssil lançado a partir de um navio "Lake Erie", da Marinha americana, antes que ele entre na atmosfera terrestre. A operação tem como objetivo desviá-lo em direção ao oceano.
O Departamento de Defesa indicou que a forte maré ao oeste da ilha do Havaí, onde se encontra a embarcação, é um obstáculo para concluir a operação.
"Não achamos que o tempo vá ser suficientemente bom", segundo fontes do Pentágono.
No entanto, o Departamento de Defesa indicou que por enquanto não se tomou uma decisão definitiva e se o tempo melhorar ao longo do dia, a missão será levada a diante A decisão final será adotada pelo secretário de Defesa, Robert Gates.
O departamento de Defesa lembrou que a comunidade internacional foi avisada que será realizada a derrubada e as razões da mesma.
Na semana passada, o presidente George W. Bush ordenou a derrubada do satélite espião porque existe o perigo que no choque com a atmosfera dissemine gases tóxicos (hidracina), contidos em seu tanque de combustível.
As autoridades asseguraram ao longo destas semanas que existem poucas possibilidades que os restos do satélite caiam em zonas povoadas.
A Marinha espera fazer impacto no satélite com um míssil pouco antes que ele ingresse na atmosfera, a cerca de 240 quilômetros da superfície terrestre.
Até o próximo 29 de fevereiro, a Marinha levará a cabo uma tentativa diário.

pOSTADO POR: hrUBIALES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES