10 de mar. de 2010

Ciclistas tiram a roupa em calendário e pedalada


por Regiane Teixeira

  Reprodução
A sub-prefeita Soninha Francini posou na folhinha do mês de abril
O assunto já rendeu a polêmica esperada pelso organizadores e R$ 2 mil arrecadados. Na quarta-feira (10/3), o Instituto CicloBR lança oficialmente o calendário Como Nus Sentimos com fotos de ciclistas sem roupa para chamar a atenção da sociedade quanto à fragilidade de quem pedala ao lado de carros e ônibus.

Entre os 20 voluntários fotografados estão cicloativistas famosos como a jornalista Renata Falzoni, a ex-jogadora de vôlei Ida e a sub-prefeita da Lapa Soninha Francine. As fotos estão em duas versões do calendário, que custa R$ 45 cada e será vendido a partir do dia 10 no site www.ciclobr.com.br e em pontos de venda como lojas e bicicletários da cidade.

Segundo o organizador da Ong Ciclo BR, André Pasqualini, o dinheiro arrecadado com os calendários será utilizado na manutenção da instituição e criação de projetos, como a ciclovia de São Paulo até o litoral, e ampliação de serviços de entrega com bicicletas. “Também queremos oferecer assessoria jurídica para ciclistas que sofreram acidentes de trânsito”, diz Pasqualini.

O fotógrafo Carlos Alkmin foi um dos voluntários que fez as fotos. Morador do Brooklin, ele se tornou um cicloativista em 2008 e desde então usa a bike para percorrer até cinco quilômetros de distância. Especializado em flagrantes da cidade e imagens publicitárias, foi primeira vez que Alkmin fez fotos de nu profissionalmente. “Foi tranquilo, a maioria das pessoas já se conhecia e ninguém era modelo profissional”, conta.

Além do calendário, no sábado (13/3) será realizada a terceira edição da Pedalada Pelada, que reunirá ciclistas sem roupa entre a avenida Paulista e a rua Consolação a partir das 12h. No último ano, o evento reuniu 800 pessoas - agora são esperadas mais de mil. Não é obrigatório comparecer nu.

Veja vídeo da edição de 2009:



Leia mais

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES