23 de jun. de 2010

Sarkozy exige 'responsabilidades' pelo desastre da França na Copa do Mundo



Ribery derrota França eliminada
A expressão de Franck Ribéry simboliza a derrota
sofrida pela França na Copa de 2010 (Foto: Reuters)

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, exigiu nesta quarta-feira "responsabilidades" pelo "desastre" da seleção francesa na Copa do Mundo, deu ordem a seus ministros para que impeçam os jogadores de receber qualquer prêmio em dinheiro e anunciou um projeto de renovação do futebol no país. O presidente se reuniu com o primeiro-ministro, François Fillon, com a ministra dos Esportes, Roselyne Bachelot, e com a secretária de Estado para Esportes, Rama Yade, para "fazer um balanço da infeliz participação da seleção francesa" no Mundial.
Em seguida, Sarkozy deu claras instruções ao Executivo e anunciou uma futura reflexão mais profunda e completa sobre o futebol na França.
O líder pediu "garantias aos ministros para que os responsáveis assumam rapidamente as consequências pelo desastre" e pediu que eles se certifiquem de que os jogadores da seleção não recebam "nenhuma gratificação financeira", declarou o Palácio do Eliseu, em comunicado oficial.
- Além das consequências imediatas, esse fracasso é a oportunidade de responder a questões estruturais que perduram há muito tempo - acrescentou a nota. Por isso, Sarkozy convocará a partir de outubro uma reflexão conjunta sobre o futebol francês.
Dessa forma, prossegue o comunicado, "cada um dos atores poderá fornecer sua contribuição, com total transparência, à construção de um projeto de renovação. A partir dessas conclusões, o Governo empreenderá uma reflexão mais geral sobre a governança das federações esportivas - encerra a nota presidencial.
Com duas derrotas, um empate e apenas um gol marcado, a seleção francesa deixou a Copa da África do Sul logo na fase de grupos, uma quase repetição do que aconteceu no Mundial de 2002, de Japão-Coreia, quando os Bleus também foram eliminados na primeira fase, só que sem marcar nehum gol. A saída precipitada da Copa gerou inúmeras críticas por parte de torcedores e da imprensa francesa
Por Agências de notícias
Paris, França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES