Mônica Pestana
O sistema drive-thru, tão utilizado pelas redes de lanchonetes e bancos, agora ganhou mais uma adesão: da Igreja Universal do Reino de Deus. Todos os dias, entre 18h e 20 horas, quem passa pela Rua Domingos de Morais, 2.051, na Vila Mariana, zona sul da capital, pode receber uma oração sem sair do veículo.
Munidos de placas, faixas e frases de abordagem, os voluntários da igreja ficam na rua orientando os motoristas sobre o novo serviço, que fica em um recuo da sede. O atendimento, que demora menos de cinco minutos, é feito dentro do carro. Deve-se apenas fechar os olhos durante a reza.
“Percebemos o trânsito intenso e resolvemos oferecer uma oração para quem está no congestionamento e não tem tempo de ir ao culto”, diz o pastor responsável pela unidade, Osvaldo Volpini.
O sistema é inspirado em um modelo adotado na Igreja Universal de Houston, no Texas (Estados Unidos). “A ideia é do bispo brasileiro Renato Cardoso, que começou a dar atendimento no carro para fiéis norte-americanos”, conta Volpini.
Para o teólogo Eulálio Figueira, do Departamento de Ciências da Religião da PUC-SP, a igreja está seguindo a regra para atender às necessidades do cliente, ou melhor, do fiel. “Seguimos a religião que mais atende às nossas necessidades imediatas. Não temos tempo de ir ao culto? Não tem problema. A Universal cria um pacote de atendimento drive-thru”, diz.
A Igreja Católica adota uma cerimônia parecida com o “drive-thru da oração” no dia 25 de julho, Dia de São Cristovão, o patrono dos viajantes e motoristas. Na ocasião, os veículos são abençoados em frente a igrejas que homenageiam o santo.
Confira, abaixo, galeria de fotos feitas pelo repórter fotográfico Sérgio Neves, da Agência Estado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário