1 de dez. de 2008

CARLOS GARDEL - Breve biografia



(Toulouse -França- 11/12/1890 - Medellín -Colômbia- 24/06/1935)

Cantor, compositor e ator. Seu nome era Charles Romuald Gardés. O maior intérprete de tango do mundo. Imigrou para Buenos Aires ainda com dois anos de idade, junto com a mãe, Berthe Gardés, em 12/03/1893.
Desde a adolescência, "El francesito" e em seguida, "El morocho del Abasto", como fora apelidado, começou a exibir sua voz privilegiada por vários locais e recantos, usando o repertório dos "payadores" em cafés, armazéns e outros recintos. Em pouco tempo, passou a ser contratado pelos caudilhos e, em 1911, conheceu José Razzano, que passou a ser seu parceiro vocal, amigo e depois procurador. Além dos comitês dos caudilhos, os dois iniciam suas excursões, formando trio com Francisco Martino e também quarteto com Saúl Salinas.

Em 1912, Gardel começou a gravar: ao todo, quinze peças para a Columbia. Cinco an os depois, começou o longo período para a Odeon, quando lançou o primeiro tango cantado (tango-canción), Mi noche triste, de Cortusi e Castriota, que também interpetrou, em 1916, no palco. Na fase final da sua carreira, gravou para a RCA Victor. Ao todo, durante a sua vida, fez 896 gravações. Firmou-se o duo Gardel-Razzano, que, após os êxitos dentro da Argentina, veio a brilhar em outros países
da América Latina, inclusive o Brasil.
Começou a filmar em 1917.
Em 1923, fez sua primeira viagem à Europa, foi à Espanha. Em 1925, Razzano deixou de cantar e Gardel acelerou sua ascensão como solista. Retornou à Espanha, depois à glória em Paris.
A seguir, atraído definitivamente pelo cinema, protagonizou várias fitas - oito pela Paramount.
Na fase final de sua carreira, teve como parceiro constante Alfredo Le Pera; daí saíram, entre muitas, as melhores composições como:
El día que me quieras; Cuesta abajo; Mi Buenos Aires querido; Volver, Por una cabeza e outras.
Em 1935, aos 45 anos, morre num trágico acidente de avião em Medellín na Colômbia.
Costumam dizer:
"Gardel, cada dia canta melhor"
"Gardel sings better every day"

Se você se interessou e gosta de tangos, acesse o site:

www.carlosgardel-tangos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES