O bilionário norte-americano Charles Simonyi subiu ao espaço na quinta-feira a bordo de um foguete russo, entrando para a história como o primeiro turista espacial a realizar duas vezes essa jornada épica.
Foguete foi lançado nesta quinta
A nave Soyuz TMA-14 decolou sob céu nublado no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 8h49 (hora de Brasília), e deve chegar dentro de dois dias à Estação Espacial Internacional.
O controle russo da missão informou que a nave entrou em órbita e que tudo transcorre como o esperado. "Estamos nos sentindo bem, tudo está indo bem", disse o cosmonauta russo Gennady Padalka após a decolagem.
Simonyi, 60 anos, nascido na Hungria, acumulou grande parte da sua fortuna como criador de softwares da Microsoft. Ele viaja no apertado módulo da Soyuz em companhia de Padalka e do norte-americano Michael Barratt.
Simonyi, que pagou um total de US$ 60 milhões pelas duas viagens, disse que depois dessa viagem pendura o macacão espacial. "Não posso voar pela terceira vez porque acabo de casar e tenho de passar o tempo com a minha família", afirmou ele numa entrevista coletiva prévia, por trás de um espaço vedado por vidro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário