9 de mar. de 2009

SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO: 83ª CIDADES MAIS CARAS DO MUNDO



Rio de Janeiro e São Paulo dividem a 83ª posição no ranking das cidades mais caras do mundo em 2009, depois de terem perdido 22 e 23 lugares, respectivamente, em relação ao ano passado.

Os dados são de pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9) pelo Economist Intelligence Unit, a qual pretende mostrar como as flutuações cambiais nos últimos meses alteraram a relação de custo de vida nas cidades ao redor do mundo. Desta forma, é possível ver os vencedores e perdedores dos deslocamentos das moedas.

A pesquisa analisou 160 itens em 140 cidades, desde o preço de um pão até o de um carro luxuoso.

As 10 mais caras

Tóquio (Japão) foi eleita a cidade mais cara na edição da pesquisa, subindo seis posições da apuração anterior, de acordo com a tabela abaixo:

Posição Cidade
1º Tóquio (Japão)
2º Osaka Kobe (Japão)
3º Paris (França)
4º Copenhage (Dinamarca)
5º Oslo (Noruega)
6º Zurique (Suíça)
7º Frankfurt (Alemanha) e Helsinki (Finlândia)
9º Genebra (Suíça)
10º Cingapura (Cingapura)
Fonte: Economist Intelligence Unit

Na edição de setembro do ano passado, Oslo era a cidade mais cara do mundo, assim como no ano anterior. Mas a depreciação da moeda norueguesa (coroa) levou a cidade para a quinta posição.

"Dois fatores direcionam a relação entre custo de vida: preços locais e taxa de câmbio. Normalmente, nosso ranking de cidades por custo de vida é relativamente estável, mas o recente clima global de mudanças nas taxas de câmbio mudou significantemente nossa avaliação das cidades mais caras e baratas", afirmou o editor da pesquisa, Jon Copestake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES