31 de mar. de 2009

O QUE ACONTECERIA SE EU NUNCA MAIS DORMISSE?

por Katherine Neer - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Introdução a O que aconteceria se eu nunca mais dormisse?
Para responder a essa pergunta, vamos analisar alguns princípios básicos sobre o sono. A quantidade de sono necessária diminui conforme envelhecemos. Um bebê recém-nascido pode dormir 20 horas por dia. Aos 4 anos, a média é de 12 horas por dia. Aos 10, a média cai para 10 horas por dia. Pessoas mais velhas geralmente podem se satisfazer com 6 ou 7 horas por dia ou até menos. Normalmente, a maioria dos adultos precisa de uma média de 7 a 9 horas de sono à noite. Mas, apesar da média, as horas de sono de cada pessoa podem variar. Cada indivíduo sabe quanto tempo precisa dormir para se sentir bem.
Foto cedida por Dreamstime.com
A maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono à noite
Você sabe que se sentirá ótimo depois de uma boa noite de sono. Mas por que isso ocorre? Alguma coisa importante acontece durante o sono?

O hormônio do crescimento nas crianças e algumas substâncias químicas importantes para o sistema imunológico são secretados durante esse período. Adultos podem ficar mais propensos a doenças se não dormirem suficientemente e pode haver atraso no crescimento de crianças em conseqüência da falta de sono.

Ninguém sabe realmente o porquê de dormirmos, mas existem várias teorias:

o sono dá ao corpo a chance de reparar os músculos e outros tecidos, substituir as células velhas ou mortas, e assim por diante;
o sono dá ao cérebro a chance de organizar e arquivar as memórias (acredita-se que os sonhos fazem parte do processo);
o sono diminui nosso consumo de energia, por isso, precisamos de três refeições por dia, e não de quatro ou cinco. Como não conseguimos fazer nada no escuro, podemos nos "desligar" e economizar energia;
o sono pode ser uma forma de recarregar o cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES