14 de mar. de 2009

TAJ MAHAL: UM TRIBUTO AO AMOR







PERSONAGENS
Shahabuddin Mohammed Shah Jahan (também escrito Shah Jehan ou Shahjehan),شاه جهان em persa), 5 de Janeiro de 1592 – 22 de Janeiro de 1666) foi um governante e imperador do Império Mogol, no subcontinente indiano entre 1628 e 1658. O nome Shah Jahan vem do persa e significa "Rei do Mundo". Foi o quinto soberano mogol depois de Babur, Humayun,Akbar e Jahangir.
Morreu aos 74 anos de idade.
Arjumand Banu Begam, era uma princesa persa muçulmana, que ao se casar com o quinto imperador de Mungal, o Xá Jahan, passou a ser conhecida como Mumtaz Mahal (que significa "a preferida do palácio"), pois na tradição mungal as senhoras importantes da família real eram determinadas a outro nome ao casar-se, viveu com o imperador de 1612 a 1631.
Embora sendo o segundo casamento de Jahan, ele foi realizado através da paixão e do amor verdadeiro; amor este que os fizeram praticamente inseparáveis.
UM TRIBUTO AO AMOR
Mumtaz Mahal acompanhava Jahan em todas as suas viagens e expedições militares tornando-se a grande e principal conselheira de Jahan. Ela o inspirou a atos de caridade e benevolência para os fracos e necessitados.
Mumtaz veio a falecer ao dar a luz ao décimo quarto filho quando acompanhava Jahan a uma campanha militar em Burhanpur. A morte de Mumtaz Mahal caiu como uma pedra sobre os ombros de Jahan tornando-o em alguns meses com aparência de longos anos, onde, seus cabelos e sua barba tornaram-se brancas como a neve.
O TAJ MAHAL
O Taj Mahal (em hindi ताज महल, persa تاج محل) é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.
A obra foi feita entre 1630 e 1652, com uma manada de mil elefantes que levou os blocos de mármore, cada um pesando mais de duas toneladas, trazidos de pedreiras a mais de 300 quilômetros de distância e com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúlientre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duasmesquitas e cercado por quatro minaretes.
Supõe-se que o imperador pretendesse fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.
ARTE TUMULAR
A câmara principal do túmulo formada por oito lados guarda o memorial a Mumtaz Mahal, atrás de uma abertura em mármore que permite uma iluminação tão leve quanto etérea. O mausoléu de Shah Jahan fica ao lado à esquerda, cujo túmulo é o único objeto assimétrico dentro do mausoléu. O mosaico de pedras preciosas é tão bem elaborado que uma simples folha ou flor pode ser formada por 60 ou 70 pequenos fragmentos distintos. Os túmulos das duas realezas ficam logo abaixo, na cripta.
LOCAL: Cidade de Agra, Índia.
Fonte e fotos: Wikipidea
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales
VOCÊ SE INTERESSOU PELA MATÉRIA, SAIBA MAIS:
visite o site: http://tumulosfamosos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES