4 de mai. de 2010

Espanhol que teve parte do rosto transplantada aparece pela primeira vez



4 de maio de 2010

Médicos substituíram dois terços do rosto do paciente por causa de uma doença congênita (Foto: AFP)
O paciente espanhol que passou por um transplante parcial de rosto, em janeiro, apareceu em público pela primeira vez nesta terça-feira, em um encontro com a imprensa no Hospital Universtirário Virgen del Rocio, em Sevilha, na Espanha. Os médicos substituíram dois terços do rosto do paciente por causa de uma doença congênita que o deixou deformado.
O paciente, que foi identificado apenas como Rafael, passou por uma delicada cirurgia que durou 30 horas. Nesta terça, falou com dificuldade para jornalistas sobre a experiência. "Gostaria de agradecer à família do doador e à equipe médica", disse Rafael, que estava acompanhado da mãe e da irmã.
Tomas Gomez Cia, diretor da área de cirurgia plástica do hospital, informou que Rafael optou por falar com a imprensa para incentivar doações desse tipo. Agora, o espanhol quer privacidade. "Quero que me deixem em paz", disse.
Depois da operação, Rafael diz ter se reconhecido no espelho e ter gostado do que viu, explicou Gomez. "Ele não se viu mais como um monstro e até achou que estava mais jovem." Por causa da doença, Rafael não conseguia distinguir entre quente e frio e não sentia os lábios. Graças ao transplante, agora ele consegue sentir o rosto.
Este foi o décimo primeiro transplante do tipo no mundo. Outros foram conduzidos na França, China e Estados Unidos. A operação feita em Rafael foi a segunda realizada na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES