14 de mai. de 2010

Twitter atrai líderes políticos no mundo todo



13 de maio de 2010
Por Mariana Pereira de Almeida
Mais de 318 mil pessoas seguem Hugo Chávez no Twitter (Foto: Reprodução)
O presidente venezuelano Hugo Chávez entrou no Twitter para responder aos ataques da oposição ao seu governo. Ele não esconde o entusiasmo com a ferramenta e convida "todos os revolucionários a utilizarem a rede social para batalhas ideológicas". "Evo, te convido, Fidel, te convido a entrar nestas redes para postar mensagens e recebê-las também. Vamos à batalha ideológica em todos os espaços", disse Chávez, durante um encontro com o presidente boliviano, Evo Morales.
Na América Latina, o mais novo integrante do Twitter é o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que se juntou à rede no dia 6 de maio. Ele usa a ferramenta para anunciar ações, objetivos e mensagens do governo. "Sempre disse: eficácia e transparência são elementos fundamentais da segurança democrática", afirmou em um post, publicado na última terça-feira.
Outros chefes de estado, como o presidente chileno Sebástian Piñera, o primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, e o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, também aderiram ao Twitter para se comunicar com a população.
Até o líder espiritual e chefe de estado do Tibete, Dalai Lama, está na rede. Ele fala sobre o meio ambiente e manda mensagens espirituais. "Sem amor, nossa sociedade fica em uma situação muito difícil. No futuro, vamos enfrentar grandes problemas. O amor é o centro da vida humana", disse.
Um dos casos mais conhecidos de uso da internet para falar com a população foi o de Barack Obama. Ele utilizou os recursos da web como ferramentas de campanha nas eleições que o levaram à presidência dos Estados Unidos, em janeiro de 2009.
Hoje, Obama usa o twitter para divulgar pronunciamentos que fará, falar da economia e da postura do governo em relação a questões nacionais, como o afundamento da plataforma de petróleo no Golfo do México.
Contudo, durante uma viagem à China, em novembro de 2009, Obama deu a entender que sua equipe é quem atualiza o microblog. "Eu nunca usei Twitter. Eu vejo que muitos jovens estão ocupados com isso, mas meus dedos são muito desajeitados para digitar mensagens no celular", brincou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES