14 de mai de 2010

Twitter atrai líderes políticos no mundo todo



13 de maio de 2010
Por Mariana Pereira de Almeida
Mais de 318 mil pessoas seguem Hugo Chávez no Twitter (Foto: Reprodução)
O presidente venezuelano Hugo Chávez entrou no Twitter para responder aos ataques da oposição ao seu governo. Ele não esconde o entusiasmo com a ferramenta e convida "todos os revolucionários a utilizarem a rede social para batalhas ideológicas". "Evo, te convido, Fidel, te convido a entrar nestas redes para postar mensagens e recebê-las também. Vamos à batalha ideológica em todos os espaços", disse Chávez, durante um encontro com o presidente boliviano, Evo Morales.
Na América Latina, o mais novo integrante do Twitter é o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que se juntou à rede no dia 6 de maio. Ele usa a ferramenta para anunciar ações, objetivos e mensagens do governo. "Sempre disse: eficácia e transparência são elementos fundamentais da segurança democrática", afirmou em um post, publicado na última terça-feira.
Outros chefes de estado, como o presidente chileno Sebástian Piñera, o primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, e o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, também aderiram ao Twitter para se comunicar com a população.
Até o líder espiritual e chefe de estado do Tibete, Dalai Lama, está na rede. Ele fala sobre o meio ambiente e manda mensagens espirituais. "Sem amor, nossa sociedade fica em uma situação muito difícil. No futuro, vamos enfrentar grandes problemas. O amor é o centro da vida humana", disse.
Um dos casos mais conhecidos de uso da internet para falar com a população foi o de Barack Obama. Ele utilizou os recursos da web como ferramentas de campanha nas eleições que o levaram à presidência dos Estados Unidos, em janeiro de 2009.
Hoje, Obama usa o twitter para divulgar pronunciamentos que fará, falar da economia e da postura do governo em relação a questões nacionais, como o afundamento da plataforma de petróleo no Golfo do México.
Contudo, durante uma viagem à China, em novembro de 2009, Obama deu a entender que sua equipe é quem atualiza o microblog. "Eu nunca usei Twitter. Eu vejo que muitos jovens estão ocupados com isso, mas meus dedos são muito desajeitados para digitar mensagens no celular", brincou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES