23 de nov. de 2009

ESTÁRTUA DE DUMMOND É DANIFICADA PELA 8ª VEZ NO RIO

Estátua de Drummond perde óculos de novo e tem rachadura no braço
Essa é a oitava vez que a escultura é alvo de vândalos.
Câmera de vigilância será inaugurada no dia 21 de dezembro.
Estátua de Carlos Drummond de Andrade é novamente alvo de vândalos.
(Foto: Cláudia Loureiro/G1)
A estátua de bronze do poeta Carlos Drummond de Andrade, que fica no posto 6 na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, está longe de ter paz. Pela oitava vez, ela foi alvo de vândalos. A armação direita dos óculos foi furtada. E não é só: o braço direito foi danificado e está com uma rachadura, uma possível indicação de que alguém tentou arrancá-lo.
Desde 2007, ela vem sendo alvo de vândalos. Em 2008, a estátua foi adotada pela Essilor do Brasil, fabricante das lentes para óculos Varilux, por 2 anos. Segundo a assessoria da empresa, que passou a ser responsável por sua limpeza e manutenção, a reposição dos óculos e o conserto do braço serão feitos no próximo mês.
A previsão é de que ela esteja em perfeitas condições no dia 21 de dezembro, quando será inaugurada uma câmera de vigilância em frente à estátua. O objetivo é tentar impedir ou ao menos flagrar os atos de vandalismos. O monitoramento deve ser feito pela CET-Rio.
Também no dia 21, a escultura também ganhará duas placas de identificação, com informações sobre a vida do poeta e a empresa responsável pela adoção.
A reposição dos óculos custa R$ 3 mil, em gastos com material e mão-de-obra.
Na última vez que foi furtado, o acessório de bronze foi fixado com pino e soldado na estátua.
Cláudia Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES