9 de abr. de 2009

CRIANÇAS NO CARRO. O QUE FAZER?

CRIANÇAS SEMPRE NO BANCO DE TRÁS


A regra número 1 para transporte de crianças no carro é: o lugar delas é no banco traseiro (no centro do banco, de preferência), com cadeirinha de segurança. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina, em seu artigo nº 64, que crianças de até 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente (Resolução nº 15, Art. 1º).


Por que um bebê não está seguro no colo da mãe quando é transportado no carro?

Os acidentes de carro são imprevisíveis e acontecem muito rapidamente, deixando pouco tempo para reação. O tempo médio de reação de um adulto é de ¾ de segundo, o que é muito lento para evitar o acidente. Mesmo que você pudesse reagir rapidamente, uma criança que pesa 10 kg, em um acidente de 50 km/h, teria um peso equivalente a 500 kg, ou seja, igual a um filhote de elefante.

Como identificar se uma cadeira ou outro sistema de proteção está certificado dentro dos padrões de segurança?

Os modelos americanos certificados têm etiquetas nas quais se lê: “Esta cadeira atende aos requisitos das normas dos EUA”; os modelos europeus certificados têm etiquetas com algum destes códigos: E1, E2, E3, E4, que indicam para quais pesos são apropriados; e os modelos brasileiros devem identificar que seguem a norma NBR 14.400 e ter o selo do INMETRO.

Posso usar a cadeira de segurança apenas em longas distâncias ou nas estradas?

Não. Recomendamos o uso de cadeira para qualquer situação de transporte, seja para ir à padaria seja para ir à escola do bairro. Cerca de 50% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem a menos de 50 km de casa, outros 25% ocorrem a distâncias entre 50 a 200 km. Conseqüentemente, quase 60% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem em menos de 30 minutos de passeio. Outros 20%, entre 30 minutos e 1 hora (fonte: CET, 1992).
Texto: Adriana Bernardino e Luís Felipe Figueiredo
Fotos: Stock.xchng e site Criança Segurança Brasil

CONTEÚDO DE VIOLÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES