30 de abr. de 2009

OMS ELEVA PARA 5 O NÍVEL DE ALERTA PARA A GRIPE SUÍNA


OMS eleva para 5 nível de alerta para gripe suína

GENEBRA (Reuters) - A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, elevou na quarta-feira o nível de alerta contra pandemias para o grau 5 (numa escala de 1 a 6), o que significa que o mundo está sob risco iminente de uma pandemia do vírus H1N1, da gripe suína.
"Decidi elevar o nível de alerta pandêmico de 'influenza' da fase 4 para a fase 5", disse Chan em entrevista coletiva. O eventual nível 6 significará que já existe uma pandemia - epidemia global de uma doença nova e letal.

Chan disse que espera tranquilizar os governos, mas pediu a eles que se preparem para o pior.

"O mundo está mais bem preparado para uma pandemia de 'influenza' do que em qualquer momento da história", disse Chan. "Pela primeira vez na história podemos monitorar uma pandemia em tempo real."

A gripe suína se espalhou pelo mundo, contaminando pessoas em pelo menos nove países. O mais afetado é o México, que já registrou 159 mortes atribuídas à doença. Um bebê mexicano que estava no Texas se tornou a primeira vítima fatal da gripe suína em território norte-americano.

Trata-se, na verdade, de uma inédita mistura de vírus suínos, aviários e humanos, e ainda não está claro quão letal ele é ou com que facilidade ocorre a transmissão entre pessoas.

"Não importa qual seja a situação, a comunidade internacional deve tratar isso como uma oportunidade para intensificar (...) a reação", disse Chan. "É realmente toda a humanidade que está sob ameaça durante uma pandemia."

Ela disse que cabe também aos laboratórios ampliarem a produção de medicamentos. Dois antivirais - o Relenza, da GlaxoSmithKline, e o Tamiflu, da Roche e da Gilead Sciences - comprovadamente funcionam contra a cepa H1N1 da gripe suína.

(Reportagem de Laura MacInnis e Stephanie Nebehay em Genebra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES