29 de abr. de 2009

OMS DIZ QUE ALERTA DE PANDEMIA APROXIMA-SE DE FASE 5


GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira que pode elevar para a fase 5 o nível do alerta de pandemia da gripe suína, uma vez que o vírus está se disseminando sem indicar uma redução no ritmo de contaminação.
Por enquanto não foi marcada nenhum reunião do comitê de emergência da OMS, que pode recomendar a mudança do nível para o segundo mais alto, em uma escala que vai de 1 a 6.
"Parece que estamos nos aproximando disso, mas ainda não chegamos lá", disse Keiji Fukuda, diretor-geral assistente da OMS, em uma entrevista coletiva.
Mudar o nível de alerta para fase 5 da atual fase 4 seria um passo significativo, acrescentou.
Especialistas da OMS estão examinando os padrões de transmissão da gripe suína para descobrir se a doença está se disseminando entre pessoas que não estiveram no México ou em contato próximo com quem esteve lá.
A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) havia dito anteriormente que poderia aumentar seu nível de alerta de pandemia para fase 5 se ficasse confirmado que pessoas infectadas em ao menos dois países estariam transmitindo a doença para outras pessoas de forma consistente.
Fukuda informou que há 114 casos de gripe suína em México, Estados Unidos, Canadá, Israel, Espanha, Grã-Bretanha e Nova Zelândia, incluindo sete mortes no México e uma nos EUA -- um menino mexicano de 1 ano e 11 meses que estava no Texas para tratamento médico.
"Está claro que o vírus está se disseminado, nós não vemos evidência de redução neste momento", afirmou Fukuda a jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES