13 de abr. de 2009

OBAMA AMENIZA RESTRIÇÕES IMPOSTAS A CUBA


Decisão histórica: Obama ameniza restrições impostas a Cuba

O presidente dos EUA, Barack Obama, atenuou na segunda-feira algumas restrições contra Cuba, que afetavam empresas norte-americanas e imigrantes cubanos nos EUA. As decisões revertem o endurecimento na política dos EUA para Havana, que vinha do governo de George W. Bush. Pelas novas regras, imigrantes cubanos nos EUA não têm mais limites para as viagens que podem fazer à ilha e para a transferência de dinheiro para parentes e amigos.

Mas as medidas divulgadas pela Casa Branca, embora abram a perspectiva de uma aproximação política entre os dois governos, não eliminam o embargo comercial em vigor há 47 anos, um resquício da Guerra Fria. "O presidente determinou que uma série de medidas seja tomada para se aproximar do povo cubano em seu desejo de desfrutar direitos humanos básicos", disse o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs a jornalistas. "São ações que ele tomou para abrir o fluxo de informações."

Fontes do governo dizem que Obama espera que as novas medidas estimulem o regime comunista cubano a implementar reformas democráticas na ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES