8 de abr. de 2009

VEJA O QUE ABRE E O QUE FECHA EM SP NA SEMANA SANTA

Mercados municipais de São Paulo terão horário diferenciado no feriado da Semana Santa (Foto: Arquivo/Anderson Prado/Diário de S.Paulo)
Quem for curtir o feriado da Semana Santa em São Paulo deve ficar atento às mudanças nos horários de atendimento de alguns serviços. As linhas de ônibus intermunicipais, por exemplo, sofrerão redução de 30% na frota já na quinta-feira (9), e os trens da CPTM terão intervalos maiores no domingo (12) devido à manutenção das linhas.
BANCOS
O expediente dos bancos será normal na quinta-feira. As agências estarão fechadas para atendimento ao público na Sexta-Feira Santa (10). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo) e carnês com vencimento no dia 10 poderão ser pagos na segunda-feira (13), sem multa.
METRÔ
As linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha) terão reforço na quinta-feira para atender a usuários que forem viajar saindo dos terminais rodoviários integrados às estações de Metrô. Na sexta-feira, os intervalos serão maiores. No sábado e no domingo, a circulação será normal.
TREM
Os intervalos entre trens da CPTM nas seis linhas serão maiores na sexta-feira, operando como em um domingo.
Os trens operarão normalmente no sábado. A exceção será na linha 9 (Esmeralda), que, a partir das 20h, não funcionará até Osasco para que seja feita manutenção. Quem quiser completar a viagem deverá desembarcar em Presidente Altino e fazer baldeação para a Linha 8 (Diamante). No domingo de Páscoa também haverá mudanças nos intervalos para manutenção.
ÔNIBUS
No feriado da sexta, os ônibus irão operar com 40% da frota. No sábado, esse número sobe para 60%; e, no domingo, apenas 40%.

Na quinta-feira, haverá redução de 30% na frota de ônibus intermunicipais, com exceção do corredor ABD (São Mateus-Jabaquara), que operará normalmente. Já na sexta, apenas 40% da frota irá circular. O corredor ABD, no entanto, terá reforço nas linhas 285, 287 e 288 por causa da demanda. No sábado e no domingo, a operação será a normal para estes dias.
ABASTECIMENTO
Na sexta-feira, abrirão os mercados Paulistano (Central), das 6h às 18h; Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Central Leste, Guaianazes, Ipiranga, Penha, Pinheiros, Sapopemba, Tucuruvi e Kinjo Yamato, das 8h às 13h; e Lapa e Santo Amaro, das 8h às 14h.

Os mercados funcionarão normalmente, das 8h às 18h, no sábado. Já no domingo, os mercados Paulistano, Pinheiros, Santo Amaro, São Miguel, Kinjo Yamato e Lapa estarão fechados. Os mercados Central Leste, Guaianazes, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa abrem das 8h às 13h. O de Pirituba irá funcionar das 8h às 14h.

Os sacolões Avanhandava, Bela Vista, Brigadeiro, Jaçanã, Jaguaré e Lapa abrem das 7h às 13h; Butantã, Cohab Adventista, Estrada do Sabão, Jaraguá, João Moura, Piraporinha, Rio Pequeno, Santo Amaro, São Miguel e Cidade Tiradentes abrem das 7h às 14h. Todos funcionarão normalmente no sábado e no domingo.
FEIRAS LIVRES
As feiras livres serão realizadas normalmente nos locais e horários habituais, na sexta-feira, no sábado e no domingo.
LAZER
Os Clubes da Cidade abrirão na sexta-feira, no sábado e no domingo, no horário habitual, apenas para atividades recreativas e esportivas. Os parques municipais também abrirão normalmente para o público.

Na sexta-feira, bibliotecas, casas de cultura, casas e sítios históricos e o Monumento à Independência estarão fechados, assim como os teatros Municipal, Décio de Almeida Prado, Flávio Império e Paulo Eiró.

No sábado e domingo, abrirão a Capela do Morumbi, a Casa do Bandeirante, a Casa do Grito e a Casa do Tatuapé. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre na sexta-feira, das 10h às 18h; no sábado, das 10h às 20h; e fecha no domingo. Os ônibus-biblioteca funcionarão normalmente no sábado.

A Galeria Olido, os teatros Alfredo Mesquita, Artur Azevedo, João Caetano e Martins Penna funcionam na sexta-feira, sábado e domingo, assim como o Centro Cultural São Paulo, que abrirá todos os dias, com exceção das bibliotecas.
SAÚDE
Os hospitais e prontos-socorros funcionarão em regime de plantão na sexta-feira, sábado e domingo. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fecharão nos três dias. As unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) atenderão normalmente, mas as unidades com especialidades terão os pacientes agendados para os dias subseqüentes ao feriado.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Abrigos, casas de acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência e Centros de Referência da Criança e do Adolescente funcionarão normalmente, 24h horas por dia.

Não funcionarão o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, a Loja Social - Roda da Cidadania, o Agente Jovem, o restaurante-escola, os Centros para Criança e Adolescente e Unidades do Ação Família.
OUTROS SERVIÇOS
As praças de atendimento das subprefeituras e os Centros de Apoio ao Trabalho (CATs) não funcionarão.
As escolas e creches municipais não funcionarão. Nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) haverá apenas atividades de lazer e recreação, inclusive no feriado de Sexta-feira Santa.
Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES