17 de ago. de 2009

EM 10 ANOS, SÃO PAULO FICA MAIS LENTA

Aumento dos carros e falta de transporte público ameaçam vida na cidade.

Nesta semana, G1 discute os problemas e desafios para SP voltar a andar.

Diego AssisDo G1, em São Paulo



Há cerca de dois meses, na véspera do feriado de Corpus Christi, a cidade de São Paulo registrou seu último recorde de congestionamento. No final da tarde, indicadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) marcaram 293 km de vias congestionadas. Trocando em miúdos, se enfileirássemos todos os veículos presos no trânsito naquele dia, a extensão iria desde a praça da Sé até a cidade de Jaú, no interior do estado de São Paulo.

Foto: Clayton de Souza/AE

Avenida 23 de Maio, na altura da Rua Cubatão, na noite de 10 de junho de 2009, quando São Paulo registrou congestionamento recorde de 293 km (Foto: Clayton de Souza/AE)

Existem datas marcadas para o trânsito piorar: vésperas de feriados ou dia de volta às aulas, como nesta segunda-feira (16). De carro ou de ônibus, o tempo que se gasta no trânsito cresceu de 4% a 6% nos últimos dez anos, segundo a Pesquisa Origem e Destino 2007 feita pelo Metrô de São Paulo.

Logo de manhã, um acidente na Marginal Tietê já mostrou as dificuldades vividas diariamente pelos paulistanos. Veja no vídeo abaixo.

Os índices médios de congestionamento na cidade estão longe de poderem ser considerados satisfatórios: dados da CET mostram que, no ano passado, a média de congestionamentos na cidade foi de 138 km de extensão – distância suficiente para chegar próximo ao município de Limeira, por exemplo. Nos horários de pico da tarde – entre 17h e 20h – a velocidade média dos veículos, em 2008, não chegava aos 15h km/h.

Com 3,5 milhões de veículos que efetivamente circulam pelas ruas diariamente, São Paulo está se transformando cada vez mais em uma cidade lenta. “A situação é muito preocupante. Estamos tendo um aumento crescente do uso do automóvel e um não suficiente aumento do uso do transporte coletivo”, alerta o professor e urbanista Cândido Malta, autor de um recente estudo sobre o transporte e o uso do solo em São Paulo. “A capacidade de suporte já é insuficiente. Se essa perspectiva não for mudada, teremos a paralisação da cidade, com todos os prejuízos que você possa imaginar”, alerta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES