10 de ago. de 2009

TURQUIA MANTÉM TRADIÇÃO DE TRATAR PSORÍASE COM "PEIXE MÉDICO"

Pacientes ficam 21 dias em spa cumprindo sessões terapêuticas.

Espécie de carpa se alimenta da pele lesionada

Ampliar FotoFoto: REUTERS/Umit Bektas/Sociedade de Saúde Turca

Garra rufa se alimenta da pele de portadores de psoríase em um spa em Kangal, na Turquia (Foto: Reuters/Umit Bektas/Sociedade de Saúde Turca)

Na foto ao lado, o peixe garra rufa, conhecido como “peixe médico” ou “doctor fish”, se alimenta da pele de portadores de psoríase em um spa em Kangal, na Turquia. A psoríase é uma doença inflamatória da pele.

Ela provoca descamação em várias partes do corpo - até nas unhas. A doença é genética e não contagiosa. Seu agravamento está relacionado a situações de estresse. Não tem cura, mas pode ser controlada.

Tradição turca, o tratamento é considerado efetivo contra a doença crônica. A água das fontes minerais também é considerada capaz de auxiliar no tratamento das lesões.

Kangal recebe portadores de psoríase, que ficam em spas durante 21 dias, mergulhando nas piscinas duas vezes por dia para sessões de 4 horas.

A Polícia Civil de São Paulo usou o termo "Garra Rufa” em setembro do ano passado para batizar uma operação. A ação prendeu uma quadrilha que usava atestados forjados para conseguir liminares obrigando o governo a fornecer medicamentos de alto custo a pacientes - e falsos pacientes - ligados a uma ONG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES