30 de mar. de 2008

ILUSÕES DE ÓTICA - COMO OCORREM?

( fig. 03)
(fig.02)
(fig.01)

COMO FUNCIONAM AS ILUSÕES DE ÓTICA?
Ilusões de ótica ocorrem por diversos motivos, por exemplo:
Você já olhou para roda de um carro e pensou ter visto ela rodando ao contrário? Isso ocorre porque o olho humano "guarda" uma imagem em sua retina por cerca de 1/10 de segundo. Quando a roda gira numa certa velocidade a imagem seguinte parece estar "atrás" da imagem anterior e isso nod dá impressão que a roda gira ao contrário.
Isto também ocorre com ventiladores.
Outro caso ocorre nos cinemas, também devido a esta "memória" da retina, ao vermos várias imagens sobrepostas passando com uma certa velocidade temos a noção de movimento.
As ilusões de ótica estão relacionadas com os fenômenos ópticos, como refração, reflexão, difração, interferência etc...
Elas, portanto, não surgiram num determinado momento, na verdade sempre existiram, mas só foi explicá-las com o desenvolvimento do conhecimento humano da física óptica, certo?

Alguns exemplos
Existem vários tipo de ilusão de ótica, mas elas na verdade não tem um princípio físico! A maioria das ilusões de ótica são baseadas na interpretação que o nosso cérebro faz das imagens, ou seja, é o nosso cérebro que se confunde, geralmente não há um princípio físico.
Vamos ver abaixo algumas ilusões de ótica com imagens famosas na internet:
(fig.01)
Esta imagem mostra uma senhora ou uma jovem? Depende de como você olha. Uma dica: o nariz da senhora é o queixo da moça...

(fig. 02)
A imagem abaixo é uma mulher se olhando no espelho ou uma caveira?

(fig.03)
Agora, olhe para esta imagem por 20 segundos e depois olhe pra uma folha de papel em branco para ver o que acontece! As cores trocadas fazem um contraste muito forte com as cores verdadeiras da bandeira nacional, isso faz nossos olhos "enxergarem" as cores certas quando olhamos para uma superfície branca depois de fitar as cores trocadas por muito tempo!
Esta pergunta foi respondida pelo professor André de Paula Santos, da equipe de professores do serviço Professor Web.
Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES