22 de mar. de 2008

SABADO DE ALELUIA -SABADO SANTO






Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois neste dia, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações litúrgicas deste dia são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas as exéquias, mas sem celebração da missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estas mesmas tradições. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de se esperar, apesar da Páscoa e dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.
Antes de 1970 esperava-se que católicos romanos praticassem um tipo de jejum limitado, isto é, um jejum que exigia a abstinência do consumo de carne de gado, por exemplo; mas que permitia o consumo de quantidades limitadas de peixe, etc...).
É no Sábado de Aleluia que é realizada a Malhação de Judas, tradição que representa a morte de Judas Iscariotes.
Depois do anoitecer no Sábado Santo a Vigília pascal é celebrada dando início à Páscoa.
Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES