22 de mar. de 2008

ANOREXIA É COISA MUITO ANTIGA


ANOREXIA É COISA MUITO ANTIGA: saiba porque?
A morte de uma jovem modelo por anorexia veio despertar a curiosidade pelo tema, mas segundo a psicanalista Cybelle Weinberg, autora do livro "Do altar às passarelas - Da anorexia santa à anorexia nervosa", trata-se de um drama que acompanha a humanidade há longa data. Não se trata de uma doença moderna. E que se hoje gira e4m torno da estética, no passado era espiritual.
Não é de hoje que as moças de todo o mundo querem trancar a boca, e algumas deixam de comer. Chamada hoje de an orexia nervosa, a doença, sem uma denominação no passado, acometia santas e religiosas fervorosas.
O livro nos mostra que santas e outras religiosas passavam praticamente a vida sem comer, e se alimentavam nos idos dos séculos XIV só com migalhas e chás de ervas amargas. Assim como a meninas doentes de hoje, as de outrora normalmente eram boas filhas, meigas, dóceis, mas com dificuldades em expor a agressividade, a raiva. Elas tem uma grande dificuldade de entrar na adolescência.
Ente as "anoréxicas históricas" a autora destaca duas. No século VIII, a santa portuguesa Wilgefortis parou de comer porque não queria casar. "Era comum as meninas ficarem anoréxicas para evitar casamentos arranjados", diz ela. Conforme a doença foi ficando grave, as unhas quebraram, o cabelo caiu e uma penugem foi crescendo no rosto e no corpo da menina, tanto que ela ficou conhecida como a "santa barbada". Morreu crucificada pelo pai.
Outro exemplo foi o da santa Catarina de Siena, no século XIV, que aos sete anos, na Itália, resolveu dedicar a existência, a virgindade e o apetite à Virgem Maria. E parou de comer. A doença entrou para os registros da medicina, pela primeiora vez, no final do século XIX, quando um médico inglês tratou uma jovem de 18 anos cujo ciclo menstrual chegou a ser interrompido pela desnutrição, por causa da anorexia.
Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES