28 de mar. de 2008

OPOSIÇÃO ACUSA:GOVERNO ANTECIPA CORRIDA presidencial


Oposição acusa Lula de antecipar corrida presidencial
O PSDB e o DEM acusam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de infringir a lei, aproveitando-se do ambiente eleitoral da disputa pelas prefeituras para, em nome das visitas às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), antecipar a campanha sucessória de 2010. O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), pediu aos advogados do partido que estudem a melhor forma de acioná-lo na Justiça, por precipitar a corrida presidencial, "desfilando a tiracolo" com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), sua principal opção para sucedê-lo em 2010.
O que motivou a reação foi o discurso de Lula, quarta-feira no Recife, quando mandou a oposição "tirar o cavalinho da chuva", porque quer "fazer o sucessor e continuar governando o País". No discurso, Lula argumentou que não está em campanha porque 2010 está longe e ele não pode se reeleger. Mas não convenceu a oposição. "É campanha escrachada. Não temos dúvida de que ele está construindo e promovendo uma candidatura com dinheiro público", diz o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN).

"O presidente Lula é muito esperto, mas acho que cabe uma interpelação judicial", diz o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Para ele, as justificativas de Lula são "esperteza política". "Isso não é álibi. É manobra de despiste, tentativa de disfarçar uma campanha que está claramente em curso", avalia. Para a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), Lula não tem alternativa a não ser responder à oposição. Ela diz que não há como negar que "o clima é este: de eleição". Tanto é assim, ressalta, que "só querem trazer a Dilma para a CPI dos Cartões porque ela é candidata". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES