26 de mar. de 2008

ESFERA ESPACIAL DE GOIAS É RETIRADA P/ESTUDOS


Esfera caída em GO não é radioativa, indica análise

Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) realizaram hoje um levantamento no local em que no domingo caiu um objeto ainda não identificado com a forma de uma esfera com um metro de diâmetro numa fazenda em Montividiu, cidade do interior de Goiás. Os membros do CNEN fizeram medições que determinam o número de desintegrações nucleares do objeto. "Não é radioativo, mas não convém tocar na peça até que se saiba do que se trata", informou a CNEN após análise.
O aviso chegou tarde. Curiosos que cercaram a esfera tocavam e tentavam avaliar de que se tratava. "Depois que a bola caiu na fazenda, ninguém resistiu à curiosidade de vê-la de perto", disse Rodrigo Santana, morador da cidade. "Ninguém entendeu direito do que é feita, mas parece de alumínio", completou.
De acordo com as primeiras pessoas que chegaram ao local, a bola estava ainda quente logo após a queda. Temendo um acidente radioativo, autoridades locais fizeram contatos com a CNEN, o Exército e a Vigilância Sanitária de Goiás. Até o início da noite de hoje, não havia informações oficiais sobre a retirada da bola, que especula-se ser parte de um tanque de combustível de espaçonave ou lixo espacial.

Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES