12 de abr. de 2008

ALTAR MAIA DE 300 ANOS a.C achado na Guatemala

Território Maia

Altar maia de até 300 anos a.C. é descoberto na Guatemala
Peça foi descoberta em 10 de março, mas somente divulgada agora.Altar pode ajudar a descobrir nome original da antiga cidade.
Arqueólogos descobriram um altar maia que data de 200 a 300 anos antes da era cristã, no parque nacional Tak'alik Ab'aj, em El Asintal, Retalhuleu, 196 km ao sul da capital da Guatemala.
"Em sua superfície, tem uma tartaruga esculpida, cujo desenho é olmeca, e dentro dela está representado um personagem com tanga e cocar maia, sentado em seu trono, com as pernas cruzadas", informou à imprensa local Christa Schieber, diretora dos trabalhos arqueológicos.
De acordo com Schieber, o altar, que foi descoberto dia 10 de março, mas divulgado apenas esta semana, pode fornecer dados do fundador dessa dinastia, assim como o nome original da cidade.
O diretor desse parque arqueológico, Miguel Orrego Corzo, explicou ao jornal "Prensa Libre" que o altar tem 1,20 m de largura, por 1,50 de altura e cerca de 40 centímetros de espessura, e sua data remonta, presumivelmente, a 300-200 anos a.C.
"Se esse altar tivesse sido encontrado em Petén, não teria sido notícia, mas encontrá-lo na costa é todo um acontecimento para o mundo arqueológico, porque pode provar que a cultura maia nasceu na costa sul", frisou Orrego.


Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES