16 de abr. de 2008

CORREÇÃO DENTÁRIA


Revolução dentária

Pouco divulgada, a cirurgia ortognótica promete corrigir deformidades ósseas dos dentes, melhorar a auto-estima e a estética do paciente
O sorriso usufrui de uma capacidade estética relevante no rosto de uma pessoa, mas há diversas deformidades dentofaciais que contribuem para o desenvolvimento das anomalias de crescimento ósseo decorrentes de variáveis. Entre estes fatores estão hábitos de criança como chupar dedo, mamadeira e chupeta, além de componentes genéticos.
Segundo especialista, até os 8 ou 9 anos de idade, as crianças crescem sem nenhum tipo de problema facial ou dentário aparente. A partir desta idade já pode ser detectada a existência de possíveis anomalias, observadas geralmente pelo ortodontista que encaminha o paciente para tratamento, se necessário. Quando há problema e ele já está evoluído, as soluções ortodônticas - aparelhos dentários - já não funcionam como único método de correção, sendo precisa a intervenção cirúrgica para reconstrução da estrutura óssea. As deformidades dentofaciais acarretam problemas na mastigação e no perfil facial. A cirurgia ortognática pode tornar um rosto simétrico, além de alinhar os dentes, melhorar a capacidade mastigatória, a fala, a respiração e a harmonia da aparência facial. O procedimento cirúrgico é indicado para todas as pessoas com problemas dentários e ósseos, que tem a boa mastigação prejudicada e sentem dores e estalos na articulação da mandíbula pelo mal posicionamento ósseo. A adesão da cirurgia bucomaxilofacial é necessária para a correção dessas deficiências e para tornar a mordida e o perfil facial mais harmônicos.

No Brasil, este tipo de procedimento é realizado há cerca de 20 anos. Logo no início da realização era utilizado fio de aço para unir os ossos e devido a instabilidade mantinham-se os dentes amarrados, a fim de evitar a movimentação durante um período de 30 a 60 dias. Este método era extremamente traumático, pois impedia o paciente de respirar, se alimentar e falar adequadamente. Hoje, com os avanços tecnológicos, se utiliza o sistema de fixação do esqueleto com mini-placas e parafusos de titânio. Ele permite que o recém operado receba alta hospitalar sem nenhum sofrimento. O valor estimado para a cirurgia é entre R$ 3.000 e R$ 10.000, mas pode variar de acordo com a avaliação clínica médica. Os preços oscilam de acordo com a área a ser trabalhada. Há pacientes que operam apenas a mandíbula, ou somente o queixo, enquanto outros aderem a cirurgia combinada, onde envolverá maxila, mandíbula e queixo. Por não se tratar de uma cirurgia estética e sim funcional, os convênios médicos cobrem esse tipo de procedimento, viabilizando a realização da cirurgia ortognática para muitos pacientes.
A idade mais apropriada para efetuar cirurgia bucal nas mulheres é por volta dos 14 ou 15 anos e nos homens por volta dos 17 anos. O ideal é aguardar o término do crescimento do esqueleto facial. Diante da melhora, na harmonia facial, proporcionada pela cirurgia ortognática, há uma significativa elevação da auto-estima desses pacientes, pois a vida inteira eles conviveram com receios, medos ou preconceitos devidos a esses tipos de deformidades. Vejo diariamente em minha clínica as mudanças psicológicas que sofrem esses pacientes, gerando muita satisfação e prazer de estarem bonitos e com perfis faciais harmônicos completa Del Santo.

Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES