6 de abr. de 2008

ALBERTO SANTOS DUMONT


ALBERTO SANTOS DUMONT (1873-1932)

No dia 23/10/1906, o 14 - bis do brasileiro Alberto Santos Dumont, riscou o céu do Campo de Bagatelle, na França, para entrar para a história como o "Pai da aviação".
Já em 19/10/1901, Santos Dumont provou que o homem podia controlar o seu deslocamento pelos ares, quando num feito histórico, contornou a Torre Eiffel a bordo do seu dirigível nº6. Conquistando com isso o Prêmio Deutsch.
Construiu também o Demoiselle, modelo este destinado à construção em série. Em 1907, criou um modelo de hidroplano que foi testado com êxito com três flutuadores.
A elegância e a unidade do conjunto de sua obra surpreende ao revelar a multiplicidade e versatilidade do seu talento. Tinha grande conhecimento de mecânica, tecnológia e de materiais que habilitava-o a materialização de soluções para diferentes necessidades de objetos ou mecanismos perfeitamente funcionais. Tinha um raro senso de elgância que lhe permitia ir além da praticidade para definir as suas formas.
Descendente de franceses por parte de pai e de brasileiros ´por parte de mãe, Alberto gostava de expressar que, em sua visão, ambas nacionalidades tinham iguail peso. Em alguns momentos de sua vida agregou um hífen entre os dois sobrenomes (Santos-Dumont).
Emtre outras criações, projetou um hangar com p-ortas de correr e o seu pró´rio figurino. Poderemos dizewr que ditava moda na época. Fazia questão de desenhar as golas de suas camisas, além de idealizador do relógio de poulso. Criou em sua casa em Petrópolis uma bancada multifuncional para trabalhar.
Em 1932, ao ver que o seu invento estava sendo usado para atacar tropas paulistas, suicidou-se na cidade de Guarujá (Litoral Paulista)

Postado por HRubiales

Um comentário:

  1. Pou kra tirei nota 10(valia 10) no trabalho. A unica coisa q a professora naum gostou foi q eu tirei de um blog

    ResponderExcluir

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES