2 de abr. de 2008

TSUNAMI SOLAR - ONDA DE PRESSÃO


Astrônomos divulgam imagens de 'tsunami solar'
Onda de pressão viaja a mais de 1 milhão de quilômetros por hora na atmosfera do Sol.

Outras descobertas
» Planeta descoberto pode ter menos de 2 mil anos
» Cientistas da Nasa descobrem o menor buraco negro do universo
» Maior lua de Saturno também tem oceano com potencial para abrigar vida
» Cientistas acham molécula orgânica em planeta distant
» Astrônomos acham ingredientes da vida em sistema solar em formação


Astrônomos capturaram as primeiras imagens de um "tsunami solar" varrendo a atmosfera do Sol a mais de 1 milhão de quilômetros por hora.
O evento foi registrado por câmeras das espaçonaves gêmeas Stereo, da Nasa, em maio do ano passado, mas só foram divulgadas agora.
Este tipo de tsunami - que naturalmente não envolve água, mas uma onda de pressão - é causado por uma explosão próxima ao Sol, que faz com que um pulso se propague em um padrão circular.
O fenômeno que aparece nas imagens durou, ao todo, cerca de 35 minutos, atingindo seu auge 20 minutos depois da explosão inicial, e foi estudado por cientistas do Trinity College, na Irlanda.
"A energia liberada nestas explosões é fenomenal, cerca de 2 bilhões de vezes maior do que o consumo anual de energia da Terra em apenas uma fração de segundo", disse David Long, um dos especialistas que estudou o fenômeno.
"Em meia hora, vimos o tsunami cobrir quase todo o disco solar."
Os astrônomos envolvidos na pesquisa dizem que o fenômeno foi apelidado de "tsunami solar" porque a onda de pressão no Sol se move exatamente como um tsunami na Terra, só que com gás quente no lugar da água.
Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES