8 de abr. de 2008

INTERPRETAÇÃO DO SALMO 6 (Penitencial 1/7)



SALMO 6
1 Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2 Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
3 Também a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?
4 Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
5 Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
6 Já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas.
7 Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa e têm envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
8 Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu lamento.
9 O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.
10 Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

INTERPRETAÇÃO

6.1Não me repreendas na tua ira.

O Espírito Santo inspirou esta oração a fim de encorajar todos que, por longo tempo, estão sob a disciplina de Deus, e que necessitam do perdão e restauração.

6.2 Sara-me, Senhor.

O salmista, durante um período de aflição física e de castigo divino que reconhece ter merecido, deixou de sentiur a presença de Deus e a paz espiritual. Ele sofreu por muito tempo e sente grande pesar. Em sua oração ele não pede que Deus remova dele toda a repreensão, mas somente que o castigo divino seja combinado com misericórdia e que não seja tão severo que o leve à morte.

6.4 Livra a minha alma.

Embora o arrependido esteja desejoso de cura do seu corpo, seu interesse maior é a cura da sua alma e a restauração da presença e do favor de Deus. Anseia por Deus perto dele, e apela à sua misericórdia e amor. Visto que o amor e a misericórdia são parte do caráter de Deus, o arrependido pode suplicar-lhe que responda segundo o seu divino caráter.

6.6 Estou cansado do meu gemido.

A aflição do salmista e a angústia da sua alma já duravam por algum tempo. A declaração"mas tu, Senhor, até quando?", mais o versículos 6 e 7, confirmam que Deus não lhe restaurou depressa a paz espiritual, a graça e a sua presença divina.

Os versículos 8 e 9 nos ensinam que Deus, no seu devido tempo, ouvirá as nossas súplicas e atenderá a nossa oração.

Não precisamos desesperar, e sim esperar em Deus pela fé. No devido tempo, ele responderá à nossa oração.

Postado por HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES