1 de abr. de 2008

DIA PRIMEIRO DE ABRIL


Como a data surgiu
A versão mais conhecida é que a data surgiu no século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana e começava no dia 25 de março com término em 1º de abril. Acontece que o rei Carlos 9º decidiu alterar a data e o Ano Novo passaria a ser celebrado no dia 1º de janeiro, com a adoção do calendário gregoriano.
Após a mudança de data, várias pessoas demoraram para se acostumar e outras resistiram. Por causa disso, elas viraram alvo de ridicularização: eram chamadas de "bobos de abril", recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.
No Brasil, o 'Dia da Mentira' surgiu em 1848, no Estado de Pernambuco, onde circulou o jornal periódico chamado 'A Mentira'. Em seu lançamento, a manchete do periódico trazia a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local que não existia

postado por hrubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES