29 de jan. de 2009

BLOG E VIDEOCAST SERÃO VEÍCULOS OFICIAIS DA CASA BRANCA


Por Lucas Pretti
São Paulo, 28 (AE) - O primeiro governo online do mundo começou às 12h01 da terça-feira passada - o exato instante em que o site da Casa Branca foi atualizado e passou a ter não apenas o rosto do presidente dos EUA, Barack Obama, na home, mas um leque de modernas possibilidades interativas.
Este mesmo minuto do dia 20 de janeiro pode ter sido o primeiro de uma nova etapa na história dos regimes democráticos: presidente e cidadãos tendo entre si apenas uma parede de bits.
É de se esperar que Obama realmente encabece a migração do governo norte-americano para a web - e acabe por influenciar o modo como se administra países no mundo todo. Afinal, ele fez a mais conectada das campanhas presidenciais e relatou cada passo de sua equipe de transição no site www.change.gov. Agora, essa transparência chega ao Salão Oval.
Obama quer manter a comunidade online que se criou em torno dele e foi essencial para sua eleição. Por isso criou um blog no WhiteHouse.gov. Logo no post de apresentação, a promessa que pode mudar a forma como se age politicamente nos dias de hoje: "Publicaremos todas as novas leis no site por cinco dias e deixaremos os usuários comentarem antes de o Presidente sancioná-las", diz o texto do diretor de Novas Mídias da Casa Branca, Macon Philips.
Obama também usará a internet para um discurso semanal, aos sábados, via videocast no YouTube. Tudo "assinável" em leitores de RSS e com design apropriado para a nova geração de cidadãos.
O problema é que estar conectado dá trabalho e exige mudanças nem sempre fáceis de serem implementadas dentro do governo. Até sexta-feira não havia novos posts no blog da Casa Branca mesmo com a agenda lotada dos primeiros dias da nova administração.
Por enquanto, vale a intenção do primeiro presidente negro dos EUA. Sim, ele tem tudo para inaugurar a fase em que os governos mundo afora serão considerados 2.0. Vamos acompanhar atentamente.
CASA BRANCA 2.0 - Conheça as principais novidades no www.whitehouse.gov, o site oficial da presidência norte-americana. As mudanças entraram no ar um minuto após a posse.
BLOG - Ainda sem possibilidade de os internautas comentarem, o blog da Casa Branca traz o primeiro discurso de Obama no dia da posse e outras informações do dia a dia do governo. É ali que serão publicadas as leis antes da sanção do presidente. Usuários poderão se posicionar antes da decisão oficial.
AGENDA - O plano de governo de Obama está todo online, com conteúdo "buscável" por palavra. Na lista entrará, durante o andamento do governo, as metas já cumpridas e outras "promessas".
MENU DINÂMICO - O topo da página traz quatro destaques do conteúdo, que pode ser desde vídeos novos e posts do blog a material fixo. Entre as seções internas, uma bem-humorada história dos presidentes norte-americanos (e dos animais de estimação).
NEWSLETTER - Campo para visitantes informarem e-mail e CEP. Assim, eles serão informados por e-mail das notícias de sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES