21 de jan. de 2009

COMO SURGIU A VILA DE SÃO PAULO?

Primeira choupana nos Altos de Piratininga
Primeira missa (Tela de Oscar Pereira Silva) Museu Paulista
Mapa da localização da Vila
O jesuíta Manoel da Nóbrega que se encontrava na Vila de São Vicente havia solicitado que fossem enviados mais jesuítas para ajudá-lo na exploração de novas terras. No dia 24 de dezembro de 1553, chega um novo grupo de religiosos e junto, José de Anchieta, com 19 anos de idade. Logo depois do dia de Reis, o grupo sobe a serra de Paranapiacaba, em direção à Vila de Santo André da Borda do Campo, fundada pelos colonizadores em 1553, diretamente para a casa de João Ramalho, após 18 dias de árdua jornada. Essa vila era constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região.
No dia seguinte, tomam o caminho de Piratininga, na busca de um local para a fundação do Colégio dos Jesuítas. Escolhem uma colina chamada Inhapuambuçu, sobre o vale do Anhangabaú, onde encontraram "ares frios e temperados como os de Espanha" e "uma terra muito sadia, fresca e de boas águas". Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica de São Paulo era perfeita: situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.
e constróem um barracão que viria a funcionar como escola de catequese. Ainda na manhã de 25 de janeiro de 1554, Manoel de Paiva, que viria a ser o primeiro diretor do colégio, celebra, assistido por José de Anchieta, a missa campal que marca o início do funcionamento do Real Colégio de Piratininga. Esta data passou a ser considerada a da fundação de São Paulo, nome em homenagem à conversão do apóstolo São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES