30 de jan. de 2009

PROTEJA SEUS ELETRÔNICOS NAS CHUVAS

Photobucket
Como proteger seus eletrônicos dos riscos das chuvas de verão

Nessa época de verão, as chuvas e tempestades ficam mais intensas e frequentes. Junto com elas, aumenta também o risco de descargas elétricas danificarem seus equipamentos eletrônicos - sem falar na possibilidade de perda de dados importantes por causa de falta de luz.
E você sabe como blindar seus eletrônicos contra esses riscos? Há basicamente três tipos de produtos com essa finalidade: protetores contra surtos , estabilizadores e no-breaks (também chamados de UPS). A diferença mais importante entre eles está na aplicação que o usuário necessita.
Mas antes de qualquer coisa, é importante não confundir um estabilizador com um filtro de linha ou régua de tomadas com fusível; esses dois últimos não têm a função de proteção dos dispositivos.
Proteger o quê?
Se a sua maior preocupação for a proteção do hardware, isto é, se você não quer nem pensar que seu PC ou algum outro eletrônico seja danificado, você precisa de um supressor de surtos.
A função desses dispositivos é atenuar surtos vindos da rede elétrica, provenientes, na maioria dos casos, de descargas atmosféricas. Um supressor de surtos pode ser adquirido separadamente pelo usuário; mas, por uma portaria do Inmetro , os estabilizadores de voltagem devem obrigatoriamente estar equipados internamente com supressores de surto.
Os estabilizadores protegem os eletrônicos das variações de tensão, que podem ocorrer no verão principalmente devido ao aumento do uso de equipamentos como ar-condicionado.
O estabilizador Revolution Speedy, da SMS
Marco Antonio Damasceno, gerente de engenharia de produtos da SMS, lembra de um outro risco que não pode ser negligenciado: o de surtos por meio da rede telefônica, que entram no computador via modem e saem pela rede elétrica - sempre fazendo estragos. Assim, existem estabilizadores que oferecem conexão específica também para o cabo de telefone.
Damasceno alerta também para a necessidade de haver um fio terra em sua rede elétrica. Caso contrário, a eficiência desses dispositivos cai para menos de 30%, garante o engenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES